Inflação abranda para 8,3% em janeiro

A taxa de inflação em Portugal abrandou para 8,3% em janeiro. Trata-se de um recuo de 1,3 pontos percentuais face a dezembro de 2022 e o terceiro mês consecutivo de abrandamento.

A taxa de inflação homóloga em Portugal abrandou para 8,3% em janeiro, de acordo com os dados provisórios divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se de um recuo de 1,3 pontos percentuais face a dezembro de 2022 e o terceiro mês consecutivo de alívio.

A componente referente aos produtos energéticos foi a principal responsável pelo abrandamento do Índice de Preços no Consumidor (IPC), com a taxa de variação homóloga “a diminuir também pela terceira vez consecutiva, para 6,8% (20,8% no mês anterior), destacando-se a diminuição de preços da eletricidade”, realça o gabinete de estatísticas. Já a relativa aos produtos alimentares não transformados terá acelerado para 18,5% (contra 17,6% em dezembro).

Evolução do Índice de Preços no Consumidor

Fonte: INEFonte: INE

No que toca ao indicador de inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos, este terá desacelerado para 7% em janeiro, face ao período homólogo, isto é, um recuo de 0,3 pontos percentuais face aos 7,3% registados em dezembro de 2022. “Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 8,2% (7,8% no mês anterior)”, acrescenta o INE.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que permite a comparação entre países europeus, terá abrandado para 8,6% face a janeiro de 2022, o que representa também um recuo face a dezembro (era de 9,8%).

(Notícia atualizada pela última vez às 11h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação abranda para 8,3% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião