Hoje nas notícias: Pequenos investidores, aviação e IMI

  • ECO
  • 2 Fevereiro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Pequenos investidores já negoceiam 15% da bolsa. Aviação civil, condicionada pelo aumento dos preços, teve prejuízos de mais de 720 milhões de euros em 2021. Ministérios estão em desacordo sobre o fim dos exames nacionais. Conheça algumas das notícias que marcam a atualidade em Portugal.

Pequenos investidores já negoceiam 15% da bolsa

Os pequenos investidores reforçaram a presença na bolsa de Lisboa durante os confinamentos da pandemia e não têm vontade de ir embora. O peso do retalho nas negociações de ativos atingiu os 15% no ano passado, triplicando assim face aos 5% verificados no início de 2020, de acordo com dados da Euronext Lisbon. “É interessante registar que a liquidez das empresas cotadas através da Euronext Lisbon tem crescido nos últimos anos, com um valor negociado em 2022 que foi cerca de 50% superior ao negociado em 2019 (pré-pandemia)”, diz Isabel Ucha, presidente da Euronext Lisbon.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Aviação civil com prejuízos de mais de 720 milhões em 2021

O setor da aviação civil em Portugal somou prejuízos de 721 milhões de euros em 2021, valor que representa cerca de metade das perdas de 1,5 mil milhões registadas um ano antes, mas ainda longe dos lucros de 72 milhões apurados em 2019. Segundo a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), as empresas do setor registaram, nos resultados, “um desagravamento face ao período anterior na ordem dos 826 milhões de euros”. Para o regulador da aviação civil, “a esperada retoma foi condicionada pelo aumento persistente do preço das matérias-primas e da energia, pelos estrangulamentos no transporte de mercadorias e pela estagnação na oferta de bens intermédios”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Ingleses deixaram quase 600 milhões de euros nos cofres dos três grandes desde 2020

Foram 573,35 milhões de euros deixados por clubes da I liga inglesa nos cofres de Benfica, Porto e Sporting no espaço de apenas três anos, de janeiro de 2020 até janeiro de 2023, e mais de metade deste valor investido só nesta época. O fecho do mercado de transferências de janeiro veio comprovar que Portugal continua a ser um dos países mais exportadores e que os emblemas da Premier League são os que mais gastam, de longe, na aquisição de reforços em todo o mundo.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Fisco já tentou cobrar IMI das barragens, mas recuou

Dois anos depois de se ter levantado a polémica sobre os impostos alegadamente devidos na venda das barragens da EDP no rio Douro, a liquidação fiscal continua por fazer. E um grupo de deputados socialistas juntou-se às vozes dos que pedem liquidação de pelo menos um imposto, o IMI. Ora, segundo o Observador, no passado, a Autoridade Tributária e Aduaneira chegou a tentar cobrar o imposto sobre as barragens, mas desistiu do processo ao fim de dois anos.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Ministros da Educação e Ensino Superior em desacordo sobre fim dos exames

Quase um mês depois de ter vindo a público a proposta de acesso ao ensino superior que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) tem discutido com os parceiros do setor, ainda não está fechado o modelo que vai vigorar nos próximos anos. A decisão final só deve ser conhecida na próxima semana e há divisões: o Ministério da Educação defende o fim dos exames nacionais obrigatórios; já o MCTES quer aumentar o peso dos exames.

Leia o artigo completo no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Pequenos investidores, aviação e IMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião