Portugal entre países onde vendas a retalho mais caíram em dezembro

  • ECO
  • 6 Fevereiro 2023

Em dezembro, apenas o consumo de combustíveis foi superior ao registado em novembro, segundo números do Eurostat.

Portugal foi um dos países da União Europeia onde as vendas a retalho mais caíram em dezembro face ao mês anterior. No último mês do ano, verificou-se uma descida de 3,1% face ao registo de novembro, revelam os dados divulgados esta segunda-feira pelo gabinete de estatísticas europeu Eurostat.

Entre os 25 países para os quais há dados, Portugal teve o sexto pior desempenho, ex-aequo com a Bélgica. Os Países Baixos tiveram a descida mais significativa (-6,3%), seguidos da Alemanha (-5,3%).

No espaço europeu, as vendas a retalho desceram, em média, 2,6%, com todas as categorias a perderem importância. A única exceção foi a compra de combustíveis para automóveis, que cresceu 2,3% face a novembro. A maior descida no consumo verificou-se na comida, bebida e tabaco.

Na comparação com o mesmo mês de 2021, Portugal registou uma subida de 0,7% nas vendas a retalho. Neste caso, apenas oito países conseguiram melhorar o seu desempenho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre países onde vendas a retalho mais caíram em dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião