Estado admite cobrar impostos sobre os estádios

  • ECO
  • 7 Fevereiro 2023

A reboque da liquidação do IMI sobre as barragens, os estádios de futebol podem passar também a pagar impostos, com base no método de custo e inscritos nas matrizes.

O recente despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais a ordenar à Administração Tributária que liquide o imposto municipal sobre imóveis (IMI) sobre as barragens abre a porta a que os estádios de futebol passem a pagar impostos.

Os estádios, tal como as barragens, são avaliados com base no método de custo, e inscritos nas matrizes, mas sendo o IMI uma receita municipal, as autarquias podem isentar os clubes daquele pagamento, declarando os estádios como “imóveis de interesse municipal”, refere a edição desta terça-feira do Correio da Manhã (acesso pago).

O Fisco quer saber quantos estádios pagam IMI e quantos estão abrangidos por isenções decretadas pelos municípios. Por exemplo, um parecer pedido pela Assembleia Municipal da Câmara de Lisboa, sobre a tributação do Estádio da Luz em 2015, apontava para a necessidade de cobrar IMI, uma vez que a infraestrutura era da SAD e não do clube. Uma situação que foi alterada em 2019, com a ‘compra’ do estádio pelo clube à SAD por 99 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado admite cobrar impostos sobre os estádios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião