Inflação na OCDE abranda para 9,4% em dezembro. É o valor mais baixo desde abril

Taxa de inflação nos países da OCDE registaram em dezembro a segunda queda mensal e o valor mais baixo desde abril.

A taxa de inflação entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou a abrandar em dezembro. De acordo com dados divulgados esta terça-feira, a taxa de inflação homóloga da OCDE em dezembro cifrou-se nos 9,4%, que compara com 10,4% registados no mês anterior e com o máximo de 10,8% em outubro.

No entanto, “a inflação da OCDE em 2022 foi mais do dobro do seu nível de 2021 (9,6% comparado com 4%), atingindo a sua taxa média anual mais alta desde 1988″, refere a organização em comunicado.

Fonte: OCDE. Taxa de inflação na União Europeia e na Zona Euro é medida de acordo com Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (HIPC).

Entre novembro e dezembro, a taxa de inflação abrandou em 25 dos 38 países da OCDE, como sucedeu com Portugal. No entanto, há ainda 15 países que continuam a apresentar uma taxa de inflação de dois dígitos, como na Hungria, Letónia, Lituânia e Turquia, que apresentam taxas acima dos 20%.

Entre as sete maiores economias do mundo, dezembro trouxe também um abrandamento generalizado da taxa de inflação, com exceção do Japão, em que os preços da generalidade dos subiu 4% face a um aumento de 3,8% registado um mês antes.

“Após o pico observado em Junho de 2022, a inflação energética continuou a cair acentuadamente na maioria dos países da OCDE, passando de 23,8% em novembro para 18,4% em dezembro”, refere a OCDE em comunicado.

Em dezembro, a taxa de inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos) homóloga também diminuiu entre os países da OCDE, passando de 7,7% para 7,2%. Em Portugal, essa correção foi particularmente sentida, com a taxa de inflação subjacente a passar de 24,7% em novembro para 20,8% em dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na OCDE abranda para 9,4% em dezembro. É o valor mais baixo desde abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião