Governo prepara novo apoio à renda para quem perde rendimento

  • ECO
  • 10 Fevereiro 2023

Ao abrigo do novo pacote de medidas para a habitação, também deverá ser aprovado o fim dos vistos gold.

O Governo vai anunciar um novo “mecanismo permanente de apoio à renda” para famílias com quebras de rendimentos. A ideia é garantir que nenhum jovem ou família, no balanço entre os rendimentos e a prestação da casa, veja disparar a sua taxa de esforço caso tenha uma quebra abrupta de rendimento motivada por situações como divórcio, desemprego ou doença, avança o Expresso (acesso pago) esta sexta-feira.

A medida vai fazer parte do novo pacote legislativo sobre habitação, que será aprovado no Conselho de Ministros da próxima quinta-feira, 16 de fevereiro. Também deverá ser aprovado o fim dos vistos gold, depois de em novembro o primeiro-ministro ter admitido que estava a reavaliar a medida por “provavelmente” já ter cumprido a sua função.

Outra das medidas em cima da mesa passa por estimular, através de incentivos fiscais, a colocação no mercado de arrendamento de casas até aqui destinadas a Alojamento Local e também de casas devolutas. Poderão também avançar incentivos fiscais à construção, ou reabilitação, de habitação por privados assim como permitir que solos e edifícios até aqui destinados apenas a comércio e serviços possam vir a ser usados pelos municípios para fins de habitação

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prepara novo apoio à renda para quem perde rendimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião