Quase 85% da eletricidade gerada em janeiro foi de origem renovável

  • Lusa
  • 13 Fevereiro 2023

“Em Portugal Continental foram gerados 5.338 GWh de eletricidade em janeiro de 2023, dos quais 84,4% tiveram origem renovável”, indicou a APREN.

Quase 85% dos 5.338 gigawatts-hora (GWh) de eletricidade gerada em Portugal Continental, em janeiro, teve origem renovável, segundo dados da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).

Em Portugal Continental foram gerados 5.338 GWh de eletricidade em janeiro de 2023, dos quais 84,4% tiveram origem renovável”, informou esta segunda-feira a APREN, em comunicado.

Em janeiro, o setor eletroprodutor emitiu um total de 0,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2eq), sendo que o setor da eletricidade renovável evitou a emissão de 0,9 MtCO2eq e o gasto de 263 milhões de euros na importação de gás natural, indicou a associação.

Naquele mês, registou-se um preço médio horário no Mercado Ibérico de Eletricidade (Mibel) em Portugal de 69,4 euros por megawatt-hora (MWh). A APREN sublinhou que, desde 15 de junho de 2022, quando o mecanismo ibérico de limite do preço do gás natural entrou em funcionamento, até 31 de janeiro, o mesmo gerou uma poupança de 42,8 euros/MWh, o que equivaleu a uma redução de 18,4% no preço horário médio no Mibel.

A poupança conseguida no âmbito daquele mecanismo, que corresponde à diferença entre o preço sem o mecanismo e o preço com a compensação a pagar às centrais a gás natural atingiu um valor máximo de 157,2 euros/MWh e um mínimo de zero euros/MWh.

Segundo a APREN, no total, 109,9 dos 193,2 terawatts-hora (TWh) produzidos foram sujeitos ao mecanismo de ajuste dos consumidores na Península Ibérica. Já a Produção em Regime Especial (PRE) permitiu uma poupança de 837,6 milhões de euros, em janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 85% da eletricidade gerada em janeiro foi de origem renovável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião