5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2023

No dia em que a CGTP deve agendar novas formas de luta, que podem aumentar a contestação social no país, há novos dados sobre falências de empresas e um novo estudo sobre telecomunicações.

A degradação da situação económica, pressionada pelo contexto de inflação, está a aumentar as iniciativas de protesto, abrangendo vários setores e classes profissionais, e devem vir aí novas manifestações. Do crédito à habitação às insolvências, há novas estatísticas a sair em Portugal e lá fora uma reunião de credores internacionais que tem o FMI como anfitrião.

Novos dados sobre as falências em Portugal

Para esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) tem agendada a divulgação de diversos indicadores, como o índice de preços na produção industrial, as taxas de juro no crédito à habitação ou a síntese económica de conjuntura, todos relativos a janeiro. Mas o destaque irá para dados relativos às falências e insolvências de empresas em Portugal, no período entre 2015 e 2022.

CGTP decide sobre novas formas de luta

O conselho nacional da CGTP-IN reúne-se esta sexta-feira para “analisar a situação político-sindical, nomeadamente o agravamento das condições de vida e de trabalho, fazer o balanço das lutas em desenvolvimento e decidir sobre novas formas de luta”. As conclusões vão ser apresentadas em conferência de imprensa, ao final da tarde, na sede em Lisboa.

Comissário europeu avalia requalificação profissional em Portugal

O comissário europeu responsável pelo emprego e direitos sociais, Nicolas Schmit, vai estar em Portugal, onde se encontra com o presidente do IEFP. Com o Ano Europeu das Competências como pano de fundo, está agendada uma visita ao Hub Criativo do Beato, em Lisboa, para se familiarizar com o Programa UPSkill – Digital Skills and Jobs, de requalificação nas áreas das tecnologias de informação e comunicação. Segue depois para Santarém, onde vai conhecer projetos financiados pelo Fundo Social Europeu na área das competências e da inclusão social.

Estudo de qualidade de serviço das redes móveis

Ao final da manhã, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, será apresentado um estudo de qualidade de serviço das redes móveis da MEO, Nos e Vodafone, realizado pela Anacom. Neste encontro, que conta com a participação do presidente da entidade regular das comunicações, João Cadete de Matos, será ainda analisada a situação das redes fixas de alta velocidade e as suas perspetivas de desenvolvimento.

Reunião de credores internacionais

O Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Índia promovem uma reunião de credores internacionais, incluindo a China, para debater as lacunas no processo de reestruturação dos países com uma dívida insustentável, como Gana, Etiópia e Zâmbia. Do lado dos credores estão presentes representantes dos EUA, Reino Unido e Japão, bem como atores institucionais como o Instituto Financeiro Internacional, a associação global que representa a indústria financeira e os credores privados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião