Endesa promove formação e criação de emprego na região de Abrantes

Esta formação terá uma certificação profissional que vai permitir em 2023 qualificar 25 pessoas, nesta primeira fase.

A Endesa está a arrancar com o seu plano global de formação para promover o desenvolvimento socioeconómico e a criação de emprego na região de Abrantes. O plano começa com um primeiro curso de formação em “Auxiliar Administrativo e Ferramentas Digitais” e realizar-se-á com a colaboração institucional do Tagusvalley – Tecnopolo do Vale do Tejo. Esta formação terá uma certificação profissional que vai permitir em 2023 qualificar 25 pessoas, nesta primeira fase.

“Será dada prioridade de acesso a residentes na região de Abrantes, pessoas que se encontrem em situação de desemprego e mulheres. Não é necessário nenhum requisito prévio para frequentar este curso”, lê-se em comunicado.

O curso “Auxiliar Administrativo e Ferramentas Digitais” foi desenvolvido através de uma parceria da Endesa com a Manpower, com o objetivo principal de promover a capacitação digital na região. Terá início já a 20 de março e termina a 12 de maio de 2023, com uma duração total de 310 horas de formação. O horário será diurno das 9h às 17h.

A formação será gratuita e terá duas convocatórias a realizar nos anos de 2023 e 2024. Os interessados em integrar a primeira convocatório terão de inscrever-se até 13 de março, através deste link ou presencialmente nas instalações do TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo, onde o curso será ministrado.

A Endesa elaborou um plano global de formação, que permitirá a reciclagem profissional, abrindo também a possibilidade de futuros empregos para os desempregados da região. O plano inclui cursos que vão desde a construção e instalação de centrais solares, à operação e manutenção de centrais renováveis. Adicionalmente, inclui atividades do setor primário, uma vez que estas vão passar a fazer parte da atividade de todas as instalações da Endesa, que vão integrar agricultura, pecuária ou apicultura entre os painéis. Também estão incluídos cursos de competências transversais, em funções administrativas e ferramentas digitais.

Esta formação é essencial na abordagem aos novos projetos de energias renováveis da Endesa na região, pois será necessário pessoal qualificado. A Endesa compromete-se a criar 75 postos de trabalho diretos permanentes, recorrendo prioritariamente a antigos trabalhadores da Central do Pego.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endesa promove formação e criação de emprego na região de Abrantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião