5 coisas que vão marcar o dia

A véspera de Carnaval vai ficar marcada por mais uma etapa da fase instrutória do processo BES/GES.

A continuação da fase instrutório do processo BES/GES, a subida dos preços do gasóleo e da gasolina, a greve dos maquinistas da CP, o início da última semana para validar faturas para o IRS e o fecho das bolsas nos Estados Unidos são os destaques da agenda na véspera de Carnaval.

Prossegue fase instrutória do processo BES/GES

Esta segunda-feira, no Campus da Justiça, prossegue mais uma etapa da fase instrutória do processo BES/GES. O processo conta com 30 arguidos (23 pessoas e sete empresas), num total de 361 crimes. O mais mediático arguido deste caso é o antigo presidente do Grupo Espírito Santo (GES) Ricardo Salgado, acusado de 65 crimes, entre os quais associação criminosa (um), burla qualificada (29), corrupção ativa (12), branqueamento de capitais (sete), falsificação de documento (nove), infidelidade (cinco) e manipulação de mercado (dois).

Subidas nos combustíveis

A partir da meia-noite, o litro de gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá subir 1,5 cêntimos (para 1,548 euros por litro) e o de gasolina um cêntimo (para 1,678 euros por litro). No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo Brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial.

Última semana para IRS

Esta é a última semana para validar todas as faturas de 2022 no portal do e-fatura. Só assim poderá conseguir beneficiar de todas as deduções à coleta no IRS, no acerto de contas com a Autoridade Tributária (AT). O prazo termina a 27 de fevereiro.

Greve de maquinistas na CP

Segunda-feira marca o penúltimo dia da greve dos maquinistas da CP. Desde sexta-feira, dia 17, até ao dia de Carnaval, os “condutores” dos comboios recusam-se a prestar serviços aos comboios turísticos e históricos, em luta por maiores aumentos salariais.

Wall Street sem negociação

Os Estados Unidos assinalam o Presidents’ Day, em honra de George Washington e de Abraham Lincoln, dois chefes de Estado que foram determinantes para a fundação do país. Por conta deste feriado, esta segunda-feira não há negociação nas bolsas dos Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião