Preço do carbono na UE supera os 100 euros pela primeira vez

  • Capital Verde
  • 22 Fevereiro 2023

Este nível de preços é visto como um marco relevante na medida em que se considera um incentivo a que as empresas passem a investir em tecnologias de descarbonização.

O preço da tonelada de carbono na União Europeia superou, pela primeira vez na história, mais de 100 euros por tonelada.

O novo patamar histórico foi atingido depois de, esta terça-feira, os preços da tonelada correspondentes às licenças de emissão de carbono que são negociadas a nível europeu, terem subido 2% para os 101 euros por tonelada.

Este nível de preços é visto como um marco relevante na medida em que se considera um incentivo a que as empresas passem a investir em tecnologias de descarbonização, em vez de pagarem pelas licenças de poluição. O preço destas licenças quintuplicou nos últimos três anos, aponta o Financial Times.

Em dezembro, foi acordado que as empresas deixariam de ter “borlas”, isto é, já não terão um determinado número de licenças que não precisam de pagar, um dos principais motivos de aperto neste mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do carbono na UE supera os 100 euros pela primeira vez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião