Governo assina acordo de meia pensão com sindicatos da banca

  • ECO
  • 23 Fevereiro 2023

Ministro das Finanças assina esta sexta-feira memorando de entendimento para atribuir meia pensão aos reformados da banca.

Mais de um mês depois do anúncio, o Governo vai finalmente assinar um acordo com os sindicatos da banca para os reformados do setor receberem um bónus de meia pensão como os demais pensionistas. A medida para mitigar os efeitos da inflação será formalizada na sexta-feira no Ministério das Finanças, com a presença de Fernando Medina.

A assinatura terá dois momentos: pelas 10h30, será assinado o acordo com o MAIS – Sindicato do Setor Financeiro; SBN – Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal; e SNC – Sindicato dos Bancários do Centro. Pelas 16 horas, será a vez da assinatura do acordo com o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB).

Desde que o Governo anunciou o pagamento de um suplemento extraordinário de 50% da pensão em setembro, no contexto da escalada dos preços, que os sindicatos do setor denunciaram a injustiça que estava a ser praticada relação à medida que excluía os bancários na reforma enquadrados nos fundos de pensões privados — que são cerca de 20 mil.

Desde então, avançaram com protestos e também negociações com as instituições financeiras e o Executivo no sentido de que estes reformados bancários também tivessem direito ao suplemento extra, como os restantes pensionistas.

O anúncio da medida para os reformados da banca foi a 11 de janeiro. 33 dias, será finalmente formalizada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo assina acordo de meia pensão com sindicatos da banca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião