Warren Buffett tem prejuízos recorde de 22 mil milhões de euros

  • Lusa
  • 25 Fevereiro 2023

Os prejuízos da Berkshire Hathaway expressam uma situação contabilística e não real, porque em termos operacionais a empresa do Oráculo de Omaha fechou o ano com lucros de 30 mil milhões de euros.

Warren Buffett é um dos maiores investidores de todos os tempos e uma das pessoas mais ricas do mundo. No entanto, nem tudo tem corrido bem ao Oráculo de Omaha, como também é conhecido.

No ano passado, as contas da sua Berkshire Hathaway, uma empresa com um portefólio de empresas e participações acionistas de 630 mil milhões de euros (cerca de 2,7 vezes o PIB de Portugal) fecharam com as maiores perdas de sempre: cerca de 22 mil milhões de euros.

No entanto, estes números não revelam uma empresa em apuros. Segundo os números divulgados este sábado, os prejuízos contabilizados foram fortemente penalizados pela desvalorização (mas não pela venda) de 50 mil milhões de euros dos ativos da carteira da empresa de Buffett.

“O montante de ganhos/perdas de investimentos em qualquer trimestre é geralmente insignificante e fornece números de ganhos (perdas) líquidos por ação que podem ser extremamente enganadores para os investidores que têm pouco ou nenhum conhecimento sobre regras contabilísticas”, refere a empresa em comunicado.

As contas da Berkshire Hathaway estão especialmente voláteis desde 2018, devido a uma norma contabilística que passou a vigorar nos EUA que obriga as empresas a impactarem os seus resultados com as valorizações ou desvalorizações dos ativos cotados que têm em carteira.

O famoso investidor mostra-se muito crítico destas regras contabilísticas, defendendo que os lucros operacionais são a forma mais confiável para medir o desempenho da sua empresa.

Com base nesses lucros operacionais, a Berkshire Hathaway obteve ganhos de quase 30 mil milhões de euros, um crescimento de 12% face aos resultados de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Warren Buffett tem prejuízos recorde de 22 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião