Portugal continua na cauda da Europa no e-commerce

Ranking do Eurostat com dados de 2022 coloca Portugal nos cinco países da União Europeia em que foi menor a percentagem de utilizadores de internet que compraram produtos ou serviços online.

Os portugueses continuam na cauda da Europa no que toca ao e-commerce. Dados compilados esta terça-feira pelo Eurostat, referentes ao ano passado, colocam Portugal como um dos cinco países da União Europeia onde foi menor a percentagem de cidadãos que fizeram compras online entre os acedem à internet.

A informação do gabinete de estatísticas europeu põe em destaque o atraso nacional na adoção do comércio online, mesmo depois do impacto da pandemia. Em 2021, apenas 62% dos portugueses inquiridos que usaram internet nos 12 meses antes do inquérito indicaram ter adquirido produtos ou serviços para uso pessoal nesse período. A base de dados do Eurostat não mostra a percentagem para 2022, mas um gráfico divulgado esta terça-feira, que compara a evolução na última década, coloca Portugal entre os cinco mais atrasados nesta tendência.

Percentagem de inquiridos que compraram produtos ou serviços online em 2012 e 2022 entre os que disseram ter usado a internet nos 12 meses anteriores ao questionário:

Fonte: Eurostat

A saber, só os internautas italianos, cipriotas, romenos e búlgaros tiveram pior desempenho do que os portugueses neste indicador. A média europeia aproximou-se dos 80%, mas na Holanda e na Dinamarca, a percentagem de e-shoppers por pouco não chegou aos 100%.

A informação disponível também mostra que roupa, calçado e acessórios continua a ser a categoria de produtos mais vendidos pela internet na União Europeia, seguindo-se as entregas de refeições ao domicílio. O pódio tem ainda os cosméticos e produtos de beleza na terceira posição. Além disso, a tendência aponta para uma clara preferência nas compras online de produtos, em detrimento dos serviços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal continua na cauda da Europa no e-commerce

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião