AICEP desenha “astrolábio das exportações” para as empresas

Comparador de Mercados é a nova ferramenta digital interativa disponibilizada pela AICEP para “guiar as empresas portuguesas na direção dos melhores mercados para os produtos que exportam".

Chama-se Comparador de Mercados e é a mais recente ferramenta digital disponibilizada pela AICEP com o objetivo de “orientar e guiar as empresas portuguesas na direção dos melhores mercados para os produtos que exportam”. Descrito ao ECO como “um verdadeiro astrolábio das exportações”, este instrumento de business intelligence promete facilitar a atividade exportadora através da análise dos mercados internacionais.

Através deste comparador, incorporado no site Portugal Exporta, as empresas podem explorar e comparar informação relativa a indicadores fundamentais na seleção dos países para onde exporta ou pretende exportar. Entre as dimensões incluídas nesta ferramenta interativa e automática estão a dinâmica económica e comercial dos mercados, a concorrência internacional, a posição de Portugal num determinado setor ou produto, ou os preços médios praticados.

Esta informação sobre os preços e tarifas aplicáveis em determinado mercado é uma das funcionalidades destacadas pela agência pública, sublinhando que as empresas podem assim “obter de forma fácil e rápida informação sobre o preço médio a que cada mercado compra um produto a um determinado fornecedor e compará-lo com o preço médio a que o mercado selecionado compra esse mesmo produto a Portugal”.

Este é mais um instrumento totalmente digital que a Agência disponibiliza, focado em apoiar as empresas no seu esforço exportador ou de internacionalização para que possam chegar mais longe vendendo mais e a mais mercados.

Luís Castro Henriques

Presidente da AICEP

“Este é mais um instrumento totalmente digital que a Agência disponibiliza, focado em apoiar as empresas no seu esforço exportador ou de internacionalização para que possam chegar mais longe vendendo mais e a mais mercados”, destaca o presidente cessante da AICEP, Luís Castro Henriques, que depois de apresentar as últimas contas deverá ser substituído em abril por Filipe Costa, atualmente à frente da AICEP Global Parques.

Há poucos dias, à margem da visita a uma feira de calçado em Milão, questionado pelo ECO sobre o que será pedido ao novo conselho de administração da AICEP, o secretário de Estado da Internacionalização falou numa “preocupação nova [de] preparar as PME para um conjunto de exigências que agora fazem parte do mundo da exportação, nomeadamente a certificação ambiental, a responsabilidade social e continuar a diversificar os mercados e a colaboração entre as empresas”.

Bernardo Ivo Cruz quer, por outro lado, que a agência pública responsável pela promoção das exportações e a captação de investimento estrangeiro “reforce a capacidade de trabalhar com as câmaras de comércio portuguesas espalhadas pelo mundo, com as associações e as confederações empresariais”. “Temos de remar todos na mesma direção”, alertou o governante.

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