5 coisas que vão marcar o dia
No Dia da Mulher, Portugal volta aos mercados e os médicos cumprem o primeiro dia de greve. Lá fora, Powell é ouvido em Washington e Guterres volta à Ucrânia para renovar o acordo dos cereais.
Se tem consulta marcada num estabelecimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) deve contar com complicações de agenda por causa do primeiro dia de greve dos médicos. Dia da Mulher é assinalado com várias iniciativas, que vão de almoços com empresários a estatísticas sobre a disparidade salarial.
Portugal emite até 1.000 milhões em Obrigações do Tesouro
A Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública (IGCP) vai realizar esta manhã dois leilões de Obrigações do Tesouro (OT), cujo montante indicativo global se situa entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros, com maturidades a nove e a 12 anos. De acordo com o programa de financiamento divulgado em janeiro, o IGCP, que está agora sob a liderança de Miguel Martin, planeia emitir 19.800 milhões de euros de dívida em Obrigações do Tesouro durante este ano.
Primeiro dia da greve dos médicos
Arranca esta quarta-feira o primeiro de dois dias da greve convocada pela Federação Nacional dos Médicos. A paralisação, que não é acompanhada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM), a outra estrutura que, desde abril do ano passado, está a negociar com o Ministério da Saúde a revisão das carreiras, as grelhas salariais e as normas particulares e de organização do trabalho nos serviços, deverá provocar constrangimentos na atividade dos centros de saúde e dos hospitais. Protesto inclui uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde, às 15h30, em que vai participar a secretária-geral da CGTP.
Dia da Mulher com almoços a estatísticas
No Dia da Mulher há várias iniciativas programadas para assinalar a data. A CGTP prossegue a Semana da Igualdade “Aumentar os salários, para a vida mudar e a igualdade avançar!” com vários eventos no país. O presidente da CIP, António Saraiva, almoça no Hotel Tivoli Avenida da Liberdade, em Lisboa, com 30 empresárias de várias áreas que “têm em comum o facto de terem êxito e cargos de responsabilidade, num mundo empresarial ainda dominado por homens”. O Eurostat vai divulgar novas estatísticas sobre disparidade salarial entre géneros, empregos com a maior percentagem de mulheres ou mulheres nos parlamentos.
Fed publica relatório e Powell é ouvido em Washington
No dia em que a Reserva Federal (Fed) norte-americana publica o Livro Bege, relatório sobre a situação económica dos EUA publicado oito vezes por ano, e poucas horas depois de Jerome Powell admitir acelerar a subida das taxas de juro – “os dados económicos mais recentes são mais fortes do que o previsto”, o que sugere que “é provável que o nível final das taxas de juro seja mais alto do que o antecipado previamente”, declarou numa comissão do Senado –, o presidente da Fed é ouvido na Câmara dos Representantes, em Washington, a partir das 15h (hora de Lisboa). Esta quarta-feira são também publicados vários indicadores sobre a economia do país, incluindo sobre as ofertas de emprego e a evolução do comércio de mercadorias.
António Guterres em Kiev para renovar acordo de cereais
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, viaja para a Ucrânia para se reunir com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e discutir, entre outras coisas, a continuação do acordo para exportação de cereais através do Mar Negro. O chamado Acordo do Mar Negro, que facilita a saída de cereais ucranianos e outros produtos alimentícios para os mercados internacionais, foi uma das principais iniciativas da ONU no âmbito da guerra e vai expirar a 18 de março, a menos que todas as partes concordem prolongá-lo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}