Universo da Sonae estuda licença bancária com novo acionista espanhol

Universo da Sonae diz que “está em cima da mesa” o pedido de licença bancária, mas assume cautela pois é um negócio com desafios. Decisão também cabe ao novo acionista, o Bankinter Consumer Finance.

O Universo, unidade de crédito ao consumo da retalhista Sonae, está a analisar o pedido de uma licença bancária. “É algo que está em cima da mesa”, revelou o diretor de operações Carlos Braziel David, que assume essa possibilidade com cautela. Por outro lado, sublinha que é uma decisão que também cabe ao novo acionista tomar.

Conferência New Money 2023 - 07MAR23
Conferência New Money 2023Hugo Amaral/ECO

“Nós anunciámos que vamos ter um novo acionista, que é um banco, o Bankinter Consumer Finance. De certa forma, faz parte desse caminho. Se a ideia é pedir uma licença bancária? É um caminho que estamos a analisar neste momento. Temos novo acionista, que também terá algo a dizer”, afirmou o responsável na 2.ª edição da Conferência New Money, organizada pelo ECO com o apoio da Morais Leitão. Carlos Braziel David adiantou que ainda não há nada definido, “mas é algo que está em cima da mesa, está a ser ponderado”.

Em dezembro do ano passado, a Sonae anunciou uma joint-venture com o Bankinter Consumer Finance para criar um operador líder em crédito ao consumo em Portugal com o Universo, que conta com mais de um milhão de clientes e uma carteira de crédito de aproximadamente 400 milhões de euros. A operação encontra-se sujeita às autorizações dos reguladores.

Apesar de estar a estudar o pedido de uma licença bancária, que permitiria alargar a oferta de produtos e serviços, o COO do Universo Sonae recomenda cuidado na análise, pois o negócio da banca apresentou rentabilidades nos últimos anos que “não são das mais famosas”.

“A banca tem tido muitos desafios. Se nós não pensarmos entrar no setor com outro modelo ou de outra forma, não conseguiremos ultrapassar os desafios que os bancos enfrentam. Portanto, o nosso objetivo não é entrar no setor com o modelo dos bancos que existem, mas antes encontrar um modelo muito próprio para desafiar quem está no mercado”, apontou Carlos Braziel David.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universo da Sonae estuda licença bancária com novo acionista espanhol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião