José Vairinhos e André Granado são novos líderes na COSEC

  • ECO Seguros
  • 8 Março 2023

Vairinhos regressa da reforma para enfrentar desafios colocados pela saída do BPI e a vontade do Banco de Fomento controlar seguros de crédito. André Granado refoça a comissão executiva.

A COSEC acaba de pedir o registo dos nomes de José Vairinhos Gonçalves e André Granado junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) como os novos membros designados pelos acionistas para o seu Conselho de Administração, que exercerão funções até ao final do presente mandato. Vassili Christidis continua CEO.

Topo da COSEC pronto para um futuro ambicioso: o novo presidente José Varinhos, o atual CEO Vassili Christidis e o reforço André Granado que terá os pelouros comercial, marketing e comunicação.

José Vairinhos Gonçalves foi designado para o cargo de presidente do Conselho de Administração, ficando também com o pelouro da Direção Internacional da COSEC, departamento que tem a seu cargo a gestão dos Seguros com Garantia do Estado. Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISCTE e com uma carreira profissional desenvolvida ao longo de mais de quatro décadas na COSEC, José Vairinhos Gonçalves ocupou vários cargos na companhia tendo sido administrador executivo durante 6 anos. Até aqui, ocupava o cargo de vogal do Conselho Fiscal.

André Granado será Administrador Executivo, responsável pelos Departamentos Comercial, de Marketing e Comunicação. Com 20 anos de experiência profissional, 17 dos quais no mercado de Seguro de Crédito e Caução, André Granado vem da espanhola Solunion, onde era responsável pela Gestão de Mercado e Marketing Empresarial para os mercados espanhol e da América Latina. Antes, teve um percurso de 13 anos na COSEC, onde desempenhou funções na área comercial e liderou o Departamento de Marketing e Comunicação da companhia.

“O José Vairinhos e o André Granado conhecem profundamente a COSEC e o trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos. São, por isso, escolhas que fazem todo o sentido para apoiar o seu crescimento neste mandato e considerando também o novo capítulo em que a Companhia está a entrar”, afirma Vassili Christidis, CEO da COSEC.

A Allianz Trade já detém 50% da COSEC e, após a conclusão da operação – sujeita a autorizações dos reguladores e prevista até ao final do primeiro semestre deste ano – vai passar a ser detida a 100% pelo grupo, adquirindo a outra metade ao BPI. O início de funções de José Vairinhos Gonçalves e de André Granado está condicionado à obtenção do registo por parte da ASF, entidade reguladora do setor segurador.

A seguradora é especializada em seguros de crédito e de caução, um mercado que valeram prémios anuais, em 2022, de 74,1 milhões de euros e 7,6 milhões de euros, respetivamente. No segmento crédito a Cosec obteve 47% de quota de mercado em Portugal, competindo com as multinacionais espanholas, Atradius Crédit y Caución e CESCE e com a francesa Coface. No segmento Caução a Cosec liderou com 38,7% logo seguida pela seguradora espanhola e portuguesa Abarca.

Entretanto coloca-se já um desafio à nova administração. Na passada semana, Celeste Hagatong, ex-presidente da COSEC e atual presidente do Banco Português de Fomento (BPF) deixou a garantia de que os seguros de crédito às exportações da COSEC serão integrados em breve no BPF, porque a entrada dos novos elementos no conselho executivo — Sofia Machado e Pedro Ventaneira — permitiram ultrapassar os problemas de incompatibilidades existentes já que tanto Celeste Hagatong como Ana Carvalho, a CEO do banco, vieram do BPI e da COSEC o que impossibilitava assim a negociação deste dossier e Tiago Almeida, administrador com o pelouro comercial, também era ex-quadro do BPI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Vairinhos e André Granado são novos líderes na COSEC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião