Mais de 90% dos educadores de infância e professores auxiliares na UE são mulheres

O pódio das profissões na UE com maior representação feminina fica completo com as enfermeiras e as professoras primárias.

No terceiro trimestre de 2022, a maioria das pessoas empregadas na União Europeia (UE) era homens: 54% em comparação com 46% de mulheres. No entanto, em algumas profissões as mulheres estavam claramente em maioria. Mais de 90% dos educadores de infância e professores auxiliares da UE eram mulheres. Também na enfermagem e no ensino primário as mulheres representavam a maior fatia, mostram os dados divulgados esta quarta-feira, em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, pelo Eurostat.

Entre os educadores de infância e professores auxiliares empregados na União Europeia, entre julho e setembro de 2022, 93% eram mulheres, o que faz desta a profissão com a maior representação feminina. Seguem-se os profissionais de enfermagem e parteiras (89%) e os professores do ensino primário (88%).

O top 5 das ocupações com maior representação de mulheres estão os profissionais de secretariado e de serviço doméstico, limpeza de hotéis e escritórios e cuidadores.

Na ponta oposta, as mulheres constituíam uma minoria entre os trabalhadores da construção civil e do comércio relacionado, representando apenas 1% do total de profissionais neste campo. Também eram apenas 3% entre os mecânicos e reparadores de máquinas e a mesma percentagem entre os instaladores e reparadores de equipamentos elétricos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 90% dos educadores de infância e professores auxiliares na UE são mulheres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião