Portugal com a maior queda do emprego na UE no quarto trimestre

No quatro trimestre, Portugal teve a maior queda de emprego na UE face ao trimestre anterior. Os dados preliminares revelam ainda que o emprego terá aumentado 2,2% na Zona Euro e 2% na UE.

O número de pessoas empregadas na Zona Euro e na União Europeia (UE) aumentou 0,3% no quatro trimestre de 2022, face ao trimestre anterior, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat. Pelo contrário, Portugal teve a maior queda de emprego na UE em relação ao trimestre anterior, um recuo de 0,8%.

As estimativas do gabinete de estatísticas europeu indicam ainda que, no quatro trimestre de 2022, o emprego cresceu 1,5% na Zona Euro e 1,3% na UE em termos homólogos (em comparação com o quarto trimestre de 2021), após ter registado uma subida de 1,8% na Zona Euro e 1,5% na UE no terceiro trimestre de 2022, face a igual período de 2021. Estes dados indicam, portanto, que o emprego está a abrandar.

No que toca especificamente ao quarto trimestre, Portugal foi o país da UE com a maior queda do emprego, tendo registado um declínio de 0,8% face ao trimestre anterior. Segue-se a Lituânia e a Letónia, ambos com quedas de 0,5%.

Fonte: EurostatFonte: Eurostat

Já no polo oposto — isto é, com a maior subida do emprego no quatro trimestre de 2022 — está Malta, com um aumento de 1,6% face ao terceiro trimestre de 2022, seguida por Polónia (0,9%) e pela Estónia, Chipre e Holanda (todos com 0,7%).

Os dados preliminares revelam ainda que o emprego terá aumentado 2,2% na Zona Euro e 2% na UE.

Economia da Zona Euro e UE abranda em 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) abrandou 3,5% na Zona Euro e UE em 2022, face aos 5,3% e 5,4% registados, respetivamente, na Zona Euro e na UE em igual período de 2021, adianta ainda o gabinete de estatísticas.

Já no que toca ao quatro trimestre de 2022, o PIB cresceu 1,8% na Zona Euro na comparação homóloga, mas manteve-se estável na comparação em cadeia (em comparação com o terceiro trimestre).

Ao mesmo tempo, na UE o PIB aumentou 1,7% no quatro trimestre de 2022 face a igual trimestre do ano anterior, mas recuou 0,1% face ao terceiro trimestre de 2022.

Quanto a Portugal, a economia portuguesa terá crescido 3,2% no quatro trimestre de 2022, face ao período homólogo, e 0,3% na comparação em cadeia. Estes dados estão em linha com os divulgados no final de fevereiro pelo Instituto Nacional de Estatística.

Entre os Estados-membros analisados, a Grécia foi o país que mais cresceu no quatro trimestre de 2022, na comparação em cadeia (1,4%), seguido por Malta (1,2%) e Chipre (1,1%). Por outro lado, as maiores quedas foram registadas na Polónia (-2,4%), Estónia (-1,6%) e Finlândia (-0,6%).

(Notícia atualizada pela última vez às 11h16)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal com a maior queda do emprego na UE no quarto trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião