Programa de mentoria da Farfetch destinado a jovens mulheres está de regresso

As inscrições para o "Plug-in Mentoring for Young Women" estão abertas até 9 de abril.

Vem aí a quarta edição do “Plug-in Mentoring for Young Women” da Farfetch. O programa oferece orientação, coaching e mentoria a jovens mulheres que frequentem o Ensino Secundário ou Ensino Superior e que tenham iniciado o seu percurso académico nas áreas de Tecnologia, Engenharia e Matemática. Atualmente, a Farfetch conta com mais de 6.000 colaboradores em todo o mundo, sendo que 50% são mulheres. Contudo, a percentagem de mulheres que trabalham na área das TIC não é tão elevada, roda os 25%.

“É exatamente com o objetivo de aumentarmos a representatividade feminina nas áreas tecnológicas que promovemos iniciativas como o ‘Plug-In Mentoring for Young Women’”, afirma Ana Sousa, VP people lifecycle da empresa, em declarações à ECO Pessoas.

“Ao inscreverem-se, as participantes têm acesso a mentoria personalizada, oportunidades de desenvolvimento e de networking que, possivelmente, só teriam acesso mais tarde nas suas carreiras já formadas. Hoje em dia, são já inúmeros os programas de desenvolvimento e mentoria para mulheres em Portugal, mas sobretudo numa fase já mais avançada de carreira. Há muito poucos — ou nenhuns, arrisco-me a dizer — com a proposta de valor que a Farfetch apresenta”, continua a responsável.

Ana Sousa é VP people lifecycle da Farfetch

Desde 2020, altura em que foi lançado, 14 estudantes já tiveram a oportunidade de participar no programa de nove meses que visa a aceleração do desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes, através da experiência e know-how das mentoras da Farfetch. Angélica Rodrigues, trainee mobile engineer – iOS, foi uma delas.

“Quando frequentei o programa tinha 23 anos, e estava a terminar o meu curso de Engenharia Biomédica. Estava a fazer a minha tese de mestrado, juntamente com um estágio. Estava naquela fase de início de carreira, onde começamos a tomar decisões e a dar os primeiros passos na jornada profissional”, recorda.

O “Plug-In Mentoring for Girls” (na altura ainda com este nome) acabou mesmo por determinar o seu percurso profissional. “Este programa trouxe-me onde estou hoje. Sou atualmente uma trainee na Farfetch graças aquilo que aprendi, que me inspirou e que me levou a candidatar-me ao ‘Plug-in Graduates’.”

“Durante o programa pude compartilhar experiências e receber aconselhamento de uma profissional mais experiente na área e com uma visão mais objetiva face a muitas situações. Este programa estimula e apoia as mulheres a enveredar por um percurso em áreas tecnológicas, uma vez que nos demonstra que não estamos sozinhas nesse caminho: existem outras raparigas com o mesmo interesse que nós, e existem mulheres com sucesso nesta área”, explica.

Este programa estimula e apoia as mulheres a enveredar por um percurso em áreas tecnológicas, uma vez que nos demonstra que não estamos sozinhas nesse caminho: existem outras raparigas com o mesmo interesse que nós, e existem mulheres com sucesso nesta área.

Angélica Rodrigues

Trainee mobile engineer - iOS e antiga participante do Plug-In Mentoring for Girls

Durante nove meses, as mentoradas têm reuniões regulares, de forma virtual ou nos escritórios da plataforma de moda de luxo, com as suas mentoras, com o objetivo de lhes ser providenciado apoio e aconselhamento personalizado sobre o seu futuro profissional e objetivos para a sua carreira em construção. Adicionalmente, poderão ter acesso a aconselhamento personalizado sobre construção da sua marca pessoal, networking e preparação para entrevistas de emprego.

De mentorada a trainee

Embora o “Plug-In Mentoring for Young Women”, seja um programa de mentoria e não de estágios, Ana Sousa conta que tem originado candidaturas a estágios na empresa, tal como aconteceu com Angélica Rodrigues. “Tem acontecido — e felizmente — com frequência que, depois de passarem pelo programa, as participantes decidem candidatar-se à Farfetch.”

“Neste momento temos um caso desses, a Angélica, que além de ter participado no ‘Mentoring for Young Women’, entrou também na Farfetch através do nosso programa de estágios e está, neste momento, a trabalhar enquanto trainee na área de engenharia. É algo que nos deixa muito orgulhosos e com a confiança de que estamos a fazer algo muito importante para a carreira destas mulheres”, detalha.

As inscrições para o “Plug-in Mentoring for Young Women”, que terá início em maio, estão abertas até 8 de abril.

Mais informações aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa de mentoria da Farfetch destinado a jovens mulheres está de regresso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião