Projeto-piloto de depósito e reembolso recolheu mais de 22,6 milhões de embalagens

Foram recolhidas, desde 2020, mais de 22,6 milhões de embalagens de bebidas de plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro. Iniciativa reembolsou mais de 787 mil euros aos consumidores.

Os projetos-piloto de depósito e reembolso de embalagens já recolheram mais de 22,6 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro de uso único, a que correspondem mais de 770 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem.

De acordo com a nota divulga esta terça-feira pela APIAM (Águas Minerais e de Nascente de Portugal), a APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e a PROBEB (Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas) estes projetos-piloto surgem no âmbito da preparação do futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) que estava previsto que seria implementado a 1 de janeiro de 2022 em Portugal, mas que ainda aguarda o enquadramento legal.

Após o depósito das garrafas ou embalagens, as máquinas de recolha automática instaladas no âmbito da iniciativa atribuem um talão de desconto de até 0,5 cêntimos por cada garrafa ao consumidor. Ao todo, distribuiu-se ao longo das três fases dos dois projetos-piloto um montante total de 787.486 euros, revelam o APIAM, APED, PROBEB ao Capital Verde.

Foram desenvolvidos dois projetos pelas três entidades. O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo”, composto por 23 máquinas de recolha automáticas instaladas em grandes superfícies comerciais localizadas em Portugal Continental para devolução de embalagens de bebidas de plástico PET, recolheu 18,8 milhões de embalagens de bebidas entre 13 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022, permitindo que mais de 531 toneladas de materiais fossem encaminhados para reciclagem.

A iniciativa, explica o comunicado, contou com uma cadência superior a 18 mil embalagens entregues diariamente e registou 835 mil transações nas máquinas de devolução automática.

Já o projeto “Bebidas+Circulares”, que decorreu exclusivamente no concelho de Lisboa, registou mais de 3,8 milhões de embalagens devolvidas entre 26 de novembro de 2020 e 31 de dezembro de 2022, correspondente a mais de 240 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem.

Entre os resultados desta iniciativa destaca-se a devolução de mais de 2,2 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, mais de 730 mil latas e mais de 806 mil garrafas de vidro. Diariamente as 10 máquinas deste projeto receberam mais de 4 mil embalagens de bebidas e registaram mais de 168 mil transações.

Além destes resultados, foi divulgado um estudo no âmbito dos dois projetos que concluíram que a retoma de embalagens de bebidas através de máquinas “é um instrumento poderoso para promover a reciclagem de alta qualidade e a valorização do plástico PET, das latas e do vidro, garantindo a circularidade destes materiais“.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Projeto-piloto de depósito e reembolso recolheu mais de 22,6 milhões de embalagens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião