Subvenções públicas subiram 17% em 2022

  • ECO
  • 9 Março 2023

Na lista de beneficiários, que ainda tem os valores em bruto, as empresas energéticas aparecem no topo devido às medidas para mitigar a subida de preços no ano passado.

As subvenções públicas concedidas pelo Estado no ano passado atingiram os 8.761 milhões de euros, um montante que representa um aumento de 17,3% face a 2021, avança o Jornal de Negócios (acesso pagoo). A lista de beneficiários ainda tem de ser fechada mas as empresas energéticas aparecem no topo.

Apesar da subida, o valor continua longe dos apoios concedidos no primeiro ano da pandemia: foram pagos mais de 12,5 mil milhões de euros em subvenções em 2020. O ano passado foi ainda marcado por algumas medidas de apoio, nomeadamente devido à invasão russa e à subida de preços na energia.

Tendo em conta esse contexto, a lista de beneficiários de IGF, que contempla ainda os dados em bruto, tem a EDP – Serviço Universal (atual SU Eletricidade) no topo. Foram 1.027 milhões de euros transferidos pelo Fundo Ambiental, devido ao apoio para o comércio europeu de licenças de emissão, sendo que este é o comercializador de último recurso. Segue-se a REN, devido à medida que permitiu o acesso às tarifas reguladas de venda de gás natural.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subvenções públicas subiram 17% em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião