Uma em cada cinco mulheres sente-se discriminada pela idade, 66% no trabalho

Cerca de um terço das mulheres, entre os 50-59 anos, já sentiu que a sua idade era um impedimento para iniciar uma nova carreira ou negócio.

Uma em cada cinco mulheres portuguesas acima dos 40 anos, já foi vítima de comentários negativos ou discriminação devido à idade, com o local de trabalho a concentrar em 66% dos casos o foco dessa discriminação. As críticas são feitas sobretudo ao desempenho de tarefas e funções, aponta o estudo “Autoestima e o Envelhecimento Feminino”, da Dove.

Envelhecer não é fácil para as mulheres portuguesas, sobretudo na faixa dos 50-59 anos, idade que coincide com a menopausa: 84% das mulheres nesta faixa não se sente apreciada ou valorizada.

“O medo de adoecer, de perder valor enquanto pessoa e profissional, de perder autonomia, de deixar de ser atraente ou de ficar sozinha, são os principais receios associados ao avançar da idade, que quando não reconhecidos e regulados, podem originar perturbações de ansiedade e de humor deprimido”, aponta a psicóloga Filipa Jardim da Silva, citada em comunicado.

Fonte: “Autoestima e o Envelhecimento Feminino”, da Dove

É também na meia-idade que a mulher ouve mais críticas depreciativas, aponta o estudo, com uma em cada três mulheres a admitir ter sido alvo de discriminação, sobretudo de amigos ou conhecidos (53% dos casos), relacionada com o seu desempenho e funções (46%), com o seu corpo (36%), e cabelos brancos ou falta de cabelo (28%). Igualmente na faixa dos 50-59 anos, 29% das mulheres já sentiu que a sua idade era um impedimento para iniciar uma nova carreira ou negócio.

“A sociedade em geral ainda compreende pouco as várias etapas da vida da mulher, incluindo a menopausa. Isso traduz-se na falta de um acompanhamento pluridisciplinar adequado em saúde, na escassez de planos de prevenção, ou na forma rígida e pouca empática com que as pessoas e até mesmo algumas empresas tratam as mulheres à medida que envelhecem”, refere ainda a psicóloga.

Fonte: “Autoestima e o Envelhecimento Feminino”, da Dove

Dados do estudo apontam que 67% das mulheres considera que existem poucos recursos de apoio para lidar com a menopausa, tema que 54% sentem ser ainda tabu para a sociedade.

“Autoestima e o Envelhecimento Feminino” resulta de uma pesquisa online foi conduzida em Portugal, em janeiro de 2023, com 400 mulheres (> 40 anos), compreendidas entre 40-49 anos; 50-59 anos; 60-69 anos; 70 anos ou mais — foram realizadas 100 entrevistas a cada grupo etário –, pela empresa especialista em estudos de mercado, Memória de Base.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uma em cada cinco mulheres sente-se discriminada pela idade, 66% no trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião