Justiça americana e regulador financeiro investigam falência do SVB

  • Joana Abrantes Gomes
  • 14 Março 2023

Departamento de Justiça e o regulador financeiro dos EUA iniciaram investigações em separado para analisar alegadas violações do direito comercial na venda de ações do Silicon Valley Bank.

A Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos estão a investigar o colapso do Silicon Valley Bank (SVB), que se tornou a maior falência bancária do país desde a crise financeira de 2008, noticia o The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês).

As duas autoridades estão a levar a cabo investigações em separado, estando ambas ainda numa fase preliminar. Em análise estão as vendas de ações que os executivos do SVB conduziram antes da falência do banco, por suspeitas de violações do direito comercial.

O colapso do Silicon Valley Bank, que era o 16.º maior banco dos EUA e principal credor de startups tecnológicas, ao qual se seguiu o nova-iorquino Signature Bank, que encerrou no passado domingo — ainda que temporariamente –, levou os reguladores federais a resgatarem os depósitos das instituições.

O grupo financeiro, assim como o seu CEO, Greg Becker, e o CFO, Daniel Beck, foram acusados de omissão de informação, segundo o processo que deu entrada na segunda-feira no tribunal federal de São José, no estado norte-americano da Califórnia.

O Silicon Valley Bank detinha cerca de 209 mil milhões de dólares (cerca de 194 mil milhões de euros) em ativos e 175,4 mil milhões de dólares (cerca de 163 mil milhões de euros) em depósitos antes da falência, que foi considerada a maior de um banco a retalho nos EUA, desde a crise financeira de 2008.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Justiça americana e regulador financeiro investigam falência do SVB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião