Banca europeia sob pressão com Credit Suisse a afundar 25%. BCP cai mais de 8%

Credit Suisse afunda 25% após acionista saudita descartar mais apoios. Bancos alemães e franceses tombam 10%. BCP cai 8%. Setor volta ao centro do furacão após falências nos EUA.

Os bancos europeus continuam sob intensa pressão vendedora esta quarta-feira, com os receios em torno do Credit Suisse a alastrarem-se por todo o setor. O problemático banco suíço está a afundar 24% depois de os sauditas terem descartado mais apoios. Há bancos alemães e franceses a tombarem 10% com o aumento da desconfiança dos investidores. Os receios com a queda do Credit Suisse levaram o Banco Central Europeu (BCE) a contactar os bancos sob a sua supervisão no sentido de perceber qual a exposição à instituição helvética, de acordo com o Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

“O maior acionista do banco suíço, o Saudi National Bank, desconsiderou qualquer injeção adicional de capital na instituição, alimentando receios de que o banco possa estar a passar por dificuldades, depois de ter anunciado deficiências graves no controlo interno das suas contas”, explicam os analistas da sala de mercados do BCP – as ações do banco português também cedem à pressão, recuando 8,2% para 0,1948 euros.

Após a notícia de que os sauditas não estão disponíveis para aumentar a sua posição de 10%, devido a questões regulatórias, as ações do Credit Suisse afundam 25,04% para 1,679 francos suíços, batendo um novo mínimo histórico, numa instituição que habituou os investidores a sucessivos escândalos nos últimos anos. O CEO do banco veio a público tentar tranquilizar os investidores e clientes. “A nossa base de capital e liquidez é muito, muito forte. Nós cumprimos e superamos basicamente todos os requisitos regulatórios”, assegurou Ulrich Koerner, citado pela Reuters. O regulador suíço suspendeu a negociação do título várias vezes esta manhã, mas nem isso trava a espiral descendente que se está a alastrar para os outros bancos.

Credit Suisse atinge mínimo histórico

Fonte: Reuters

O índice Euro Stoxx Banks, que acompanha o setor europeu, está a derrapar mais de 8%, com todos os bancos no vermelho. Os franceses e alemães são dos mais afetados: o Société Générale afunda 12,16% e o BNP Paribas cai 10,87%; e o Commerzbank desliza 10,07%.

De acordo com a agência Reuters, desde o passado dia 8, antes da falência do banco americano Silicon Valley Bank, que veio colocar o setor financeiro nos holofotes dos investidores, os bancos europeus perderam mais de 120 mil milhões de euros em bolsa.

Para lá dos problemas no banco suíço, os analistas associam as quedas dos títulos dos bancos com um menor otimismo em relação à atuação da Reserva Federal americana, no rescaldo da queda do SVB. Houve quem antecipasse mesmo que a Fed ia parar as subidas dos juros na próxima semana. Deverá baixar o tom, mas os mercados continuam a apontar aumentos agressivos, apesar de toda a instabilidade financeira.

“Não parece que o SVB esteja a desviar os bancos centrais, ou pelo menos o Fed, do que está projetado no combate à inflação”, referiu Russ Mould, diretor de investimento da AJ Bell, citado pela Reuters.

Os olhos estão agora colocados no BCE, que deverá aumentar as taxas em 50 pontos base esta quinta-feira. O que terá a presidente Christine Lagarde a dizer?

(Notícia atualizada pela última vez às 14h49)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca europeia sob pressão com Credit Suisse a afundar 25%. BCP cai mais de 8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião