Smartex vai ao bazar turco comprar startup e criar centro tecnológico

Empresa do Porto contrata mais de 10 pessoas para o mercado turco e reforça capacidade de engenharia para detetar defeitos nos tecidos, combatendo o desperdício nesta indústria.

A Smartex foi às compras ao bazar turco. A startup do Porto comprou uma empresa de inteligência artificial para reforçar o combate ao desperdício na indústria têxtil. A operação permite abrir um novo centro tecnológico na região de Istambul e recrutar mais de 10 pessoas para este mercado, segundo o anúncio feito nesta quinta-feira. Não foi revelado o montante desta compra.

“Esta aquisição é um movimento estratégico para aumentar a nossa equipa de engenharia a nível internacional. Com a ajuda da nossa equipa em crescimento em Istambul, estamos certos de que poderemos aumentar o nosso impacto na indústria têxtil a nível mundial”, destaca o cofundador e líder da Smartex, Gilberto Loureiro.

Assinatura do contrato entre a Smartex e a Tuvis: Gilberto Loureiro (líder da Smartex, à direita), com Eyüp Görkem Bayram (Tuvis).
Em cima, da esquerda para a direita: António Rocha (Smartex), Bahadir Gölcük (Tuvis) e Paulo Ribeiro (Smartex)

A empresa portuguesa comprou a Tuvis, startup nascida em 2019, que, tal como a Smartex, desenvolveu uma solução de controlo de qualidade dos tecidos em linhas de produção. Além da incorporação dos trabalhadores, esta compra levou a que um dos fundadores da tecnológica turca, Eyüp Görkem Bayram, tenha assumido a liderança do centro tecnológico da Smartex na região de Istambul.

A Smartex vai contratar mais de 10 pessoas para este centro tecnológico. Relação com os clientes (customer success) e engenharia de serviços (service engineering) são dois dos cargos com vagas disponíveis. A nível mundial, a empresa portuguesa tem 75 vagas em aberto para este ano.

Parte da equipa da Smartex em Portugal

Para o reforço no mercado turco contribuiu a série A de investimento de 24,7 milhões de dólares, anunciada em novembro de 2022 um ano depois de ter sido eleita como a melhor startup da Web Summit.

A Smartex desenvolve dispositivos que recorrem a câmaras para a captação de imagens dos tecidos, assim que saem dos teares. As imagens são passadas a pente fino por um software de inteligência artificial que permite reduzir os desperdícios de tecidos e peças de roupa com defeito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Smartex vai ao bazar turco comprar startup e criar centro tecnológico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião