Espanhola Demium fecha em Portugal deixando mais de 20 startups ‘desalojadas’

Decisão surge depois de mais de dois anos no país no âmbito de uma reestruturação da companhia espanhola.

A Demium fechou o escritório em Portugal deixando as mais de 20 startups nacionais que investia e acolhia no seu espaço em Lisboa ‘desalojadas’. A decisão surge depois de mais dois anos no país no âmbito de uma reestruturação da companhia espanhola. A Demium não quis comentar.

Após mais de dois anos da sua entrada em Portugal, a incubadora da Demium em Portugal fechou, deixando as mais de 20 startups sem espaço de escritório, noticiou o Dinheiro Vivo e confirmou a ECO Pessoas junto a fontes próximas do processo.

A decisão surge depois de, em novembro, a Demium ter anunciado a conversão do seu programa de aceleração – de uma iniciativa pontual, numa proposta de continuidade dentro da sua linha de serviços para startups em fases iniciais de desenvolvimento, tendo aumentado de 25.000 para 150 mil euros o investimento direto – e sem que se concretize os planos de expansão da incubadora para a cidade do Porto.

Em menos de dois meses, a Demium Startups recebeu mais de 400 candidaturas para o programa de estreia em Lisboa.Demium Startups

“A seu tempo, a presença da Demium no Porto poderá ser uma realidade, mas não existe ainda data definida. Tem sido particularmente desafiante tomar decisões relacionadas com presença física nos últimos anos, tendo em conta a realidade ditada pela pandemia”, adiantava Diogo Patão, diretor de programas da Demium Portugal, em maio do ano passado, à Pessoas.

O fecho do espaço na Álvares Cabral – que ocorreu em fevereiro – surge pouco tempo depois de a Demium ter anunciado investimentos na Liisa, na Viveel e, mais recentemente, na Lever.tax, elevando para mais de 20 o número de startups investidas através do fundo Demium Capital.

Neste momento, não há nenhuma startup portuguesa no programa de aceleração, sendo que a decisão não afeta os investimentos já anunciados pelo fundo de investimento, explica fonte ouvida pelo ECO. Durante mais de dois anos, o fundo investiu mais de 2,2 milhões de euros em cerca de 21 startups nacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhola Demium fecha em Portugal deixando mais de 20 startups ‘desalojadas’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião