Smartex.ai de António Rocha vence prémio Pitch da Web Summit 2021

Fundada por António Rocha, a Smartex.ai aplica inteligência artificial na deteção de defeitos na produção têxtil, evitando o desperdício de material e reduzindo os custos.

A Smartex.ai venceu o concurso Pitch da Web Summit 2021, a competição anual de startups da conferência de tecnologia. A empresa aplica tecnologias de inteligência artificial na deteção de defeitos de fabrico no setor têxtil.

Fundada pelo empreendedor António Rocha, a Smartex.ai é capaz de reduzir o desperdício têxtil “através da deteção de todos os defeitos” durante o processo de costura. Esta tecnologia funciona em tempo real e compila dados numa plataforma, reduzindo os custos das empresas e prometendo até 400% de retorno do investimento.

No seu site, a Smartex.ai explica que “mais de 80% dos defeitos têxteis podiam ser evitados durante o processo de costura ou tecelagem” e que a produção defeituosa “representa até 5% de todo o desperdício têxtil, prejudicando as margens brutas das fábricas” do setor.

António Rocha apresenta a Smartex.ai no palco principal da Web SummitWeb Summit via Flickr

A Smartex.ai junta-se, desta forma, à lista de startups que venceram o Pitch em edições anteriores. Em 2020, ano em que a cimeira decorreu exclusivamente online, por causa da pandemia, a competição foi vencida pela Lalibela Global-Networks, uma startup que desenvolve software para o setor da saúde.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h42)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Smartex.ai de António Rocha vence prémio Pitch da Web Summit 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião