Controlo da VIC Properties muda de mãos. Gestores e fundos compram promotora imobiliária

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Março 2023

Fundos e gestores compram ações da VIC num negócio avaliado em mais de 670 milhões de euros, incluindo dívida.

A Aggregate, atual acionista da VIC Properties, chegou a um acordo para a venda da totalidade das ações da VIC Properties a um grupo liderado por investidores institucionais e pela própria equipa de gestão da empresa, anunciou a promotora imobiliária em comunicado. Espera-se que a operação seja concluída na segunda metade de 2023. Entre estes investidores estão a Albacore Capital Group, a Mudrick Capital Management e a Owl Creek Asset Management. A transação atinge um enterprise value “superior a 670 milhões de euros”, montante que também inclui a dívida.

A VIC Properties tem atualmente dois tipos de credores: bancos hipotecários, que asseguram 280 milhões de euros (200 milhões para o Prata Riverside Village e 80 milhões para a Matinha e para o Pinheirinho), e uma emissão obrigacionista de 250 milhões de euros.

A promotora imobiliária indica também que “receberá um significativo reforço de capital“, embora em termos e valor ainda por acordar. O objetivo deste reforço é “acelerar o desenvolvimento dos seus três grandes projetos residenciais em Portugal”, nomeadamente o Prata Riverside Village, a Matinha e o Pinheirinho.

Este acordo é anunciado cerca de um mês depois de a VIC Properties deixar cair aquele que seria o maior negócio imobiliário de sempre do país, ao desistir da venda do Project Rise, que incluía o Prata Riverside Village e a Herdade da Matinha, em Marvila, e a Herdade do Pinheirinho, em Grândola.

O acordo estabelecido requer alterações aos atuais acordos de financiamento da VIC Properties, o que abrange um “exercício de solicitação de consentimento para que os titulares das obrigações em circulação da VIC aprovem certas alterações aos termos de tais obrigações a fim de implementar a transação, incluindo a libertação da garantia existente prestada pela Aggregate, assim como de quaisquer compromissos futuros relacionados com as obrigações convertíveis da VIC”.

Além disso, os novos acionistas vão manter a atual equipa de gestão, liderada pelo CEO João Cabaça. “Juntamente com os nossos novos parceiros, e beneficiando de uma estrutura de capital reforçada, estamos altamente entusiasmados por podermos investir no desenvolvimento contínuo de alguns dos mais proeminentes projetos residenciais do País, proporcionando habitação de alta qualidade, sustentável e moderna, que tanta falta faz a quem vive em Portugal”, afirma, citado no comunicado.

A nova equipa de gestão adianta, por fim, que “só em Lisboa serão disponibilizados no mercado mais de 3.000 novos apartamentos, construídos e equipados com uma grande preocupação com a sustentabilidade”.

(Notícia atualizada às 11h17)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Controlo da VIC Properties muda de mãos. Gestores e fundos compram promotora imobiliária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião