📹 OCDE quer portagens a variar consoante emissões dos veículos

Avaliação ambiental da OCDE sobre Portugal propõe introduzir uma taxação nas portagens em função das emissões de CO2 dos veículos, para tirar os carros mais poluentes de circulação

Para ajudar a tirar os carros mais poluentes de circulação, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) propõe introduzir uma nova forma de cobrança das portagens em Portugal — que varie consoante as emissões dos veículos.

Além disso, para reduzir as emissões de dióxido de carbono e a poluição, a entidade recomenda que Portugal deve “colmatar a diferença fiscal entre o gasóleo e a gasolina, e suprimir o tratamento fiscal para os veículos mais antigos, a fim de rejuvenescer a frota e promover veículos menos poluentes”.

“Embora os impostos sobre os combustíveis sejam eficazes para reduzir as emissões de carbono, as taxas baseadas na distância em função das emissões dos veículos e no local de condução são a melhor opção para combater a poluição atmosférica local”, lê-se.

As sugestões fazem parte da quarta revisão de desempenho ambiental de Portugal divulgada esta terça-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), na qual a organização de 38 países analisa o desempenho ambiental do país na última década e deixa 26 recomendações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹 OCDE quer portagens a variar consoante emissões dos veículos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião