Seria muito útil Xi explicar a Putin alguns princípios, defende Gomes Cravinho

  • Lusa
  • 20 Março 2023

O ministro dos Negócios Estrangeiros espera que Xi explique a Putin as posições da China na "defesa da integridade territorial de todos os países, em relação à defesa da Carta das Nações Unidas".

O ministro dos Negócios Estrangeiros comentou esta segunda-feira, em Bruxelas, que “seria muito útil” que o Presidente chinês, de visita a Moscovo, explicasse ao seu homólogo russo alguns dos princípios que Pequim advoga no seu chamado “plano de paz”.

“A expectativa é que a China corresponda àquilo que têm sido as suas palavras, aquilo que têm sido as suas posições assumidas publicamente, nomeadamente em relação ao não fornecimento de armamento à Rússia, e também em relação àquilo que apelidou de plano de paz, que na realidade não é um plano, é um conjunto de posições da China”, afirmou João Gomes Cravinho, no final de um Conselho de Negócios Estrangeiros, quando questionado sobre a visita oficial de três dias que o Presidente chinês, Xi Jinping, realiza desde hoje a Moscovo.

E prosseguiu: “A nossa expectativa é que, na visita a Moscovo, o Presidente Xi Jinping explique as posições que a China assume em relação à defesa da integridade territorial de todos os países, em relação à defesa da Carta das Nações Unidas, em relação à importância da segurança nuclear, em relação à questão do apoio humanitário às populações necessitadas”.

“São pontos desse documento chinês com os quais concordamos e que pensamos que seria muito útil ele explicar ao Presidente [russo, Vladimir] Putin”, concluiu o chefe da diplomacia portuguesa.

Os Presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, iniciaram esta segunda a sua reunião informal no Kremlin com a iniciativa de paz chinesa para a Ucrânia sobre a mesa. Em fevereiro, a China deu a conhecer um “plano de paz” genérico, composto por 12 pontos, para acabar com o conflito na Ucrânia, tendo então pedido a Moscovo e Kiev para realizarem conversações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seria muito útil Xi explicar a Putin alguns princípios, defende Gomes Cravinho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião