Abandono escolar diminui 17 pontos percentuais em 11 anos. Portugal já ultrapassa meta da UE para 2030

Com uma taxa de abandono escolar em 2022 fixada nos 6%, Portugal já ultrapassou a meta de 9% estabelecida pela União Europeia até 2030.

O abandono escolar em Portugal tem vindo a diminuir ao longo da última década. Em 2022, apenas 6% dos jovens entre os 18 e os 24 anos não tinham completado o ensino secundário e não se encontravam a estudar nem participaram em qualquer tipo de formação. Em 2011, o mesmo indicador fixava-se nos 23%, o que significa que, em 11 anos, a taxa de abandono escolar diminui 17 pontos percentuais. Com estes valores, Portugal já ultrapassou a meta europeia de 9% prevista para 2030, mostram os dados publicados pela Fundação José Neves (FJN).

“O decréscimo do abandono escolar precoce na última década representa um dos progressos mais relevantes na educação em Portugal. Esta evolução é particularmente positiva e está associada às melhorias verificadas na conclusão do ensino secundário e da progressão para o ensino superior”, refere a Fundação José Neves.

A redução do abandono precoce está certamente associada ao alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos de idade (medida que data de 2009) e à expansão da via profissionalizante do ensino secundário”, acrescenta ainda, em comunicado.

A taxa de abandono escolar precoce foi, em 2022, tal como nos anos anteriores, significativamente mais baixa nas mulheres (3,9%) do que nos homens (7,9%). Não obstante, a diferença na taxa de abandono precoce da educação ou formação entre homens e mulheres tem vido a decrescer (de 10,4 pontos percentuais, em 2011, para 4 pontos percentuais, em 2022).

A União Europeia estabeleceu como meta para 2030 que a taxa de abandono escolar precoce se situasse abaixo dos 9%. Quer nos homens, como nas mulheres, a taxa de abandono escolar precoce em Portugal registou um desempenho acima da média europeia, tendo já ultrapassado o valor estabelecido.

A diminuição da taxa de abandono escolar ao longo da última década esconde, contudo, diferenças regionais significativas. Em 2021, a taxa de abandono na Região Autónoma dos Açores foi de 23,2%, quase quatro vezes superior à média nacional no mesmo ano (5,9%). Só a Área Metropolitana de Lisboa e a região Norte registaram, em 2021, taxas de abandono escolar inferiores a 6%.

Consulte o relatório da FJN na íntegra aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abandono escolar diminui 17 pontos percentuais em 11 anos. Portugal já ultrapassa meta da UE para 2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião