CTT atualizam salários e sobem vencimento de entrada. Querem contratar 100 pessoas este ano

As tabelas salariais serão atualizadas em 2,5%, fixando o valor mínimo de vencimento base nos 765 euros. Também o subsídio de alimentação vai ser aumentado para os 9,12 euros.

Depois das negociações “bem-sucedidas” com as entidades representativas dos trabalhadores, foi alcançado um acordo para a revisão salarial dos colaboradores dos CTT. As tabelas salariais serão atualizadas em 2,5%, fixando o valor mínimo de vencimento base nos 765 euros. Também o subsídio de alimentação sobe para os 9,12 euros, anuncia a empresa esta sexta-feira. Os CTT vão ainda reforçar as equipas: até ao final do ano, a empresa estima preencher 80 vagas para carteiros e 20 para atendedores de loja.

Depois de um ano desafiante, em que ainda se sentiu o efeito da pandemia, a conjuntura económica atravessa um momento difícil, com o aumento da inflação e a subida das taxas de juro e dos preços a dificultar a gestão do orçamento das famílias. Ciente desta realidade, a comissão executiva dos CTT tem procurado implementar medidas que contribuam para minimizar os efeitos do ambiente macroeconómico atual, de caráter inflacionista, e reafirmar o seu compromisso com a empregabilidade, a gestão responsável de recursos humanos, a sustentabilidade futura da empresa”, pode ler-se em comunicado.

Classificando a revisão salarial como “abrangente”, a companhia procederá a aumentos “de diferentes valores” para vencimentos base mensais até 2.853,17 euros, a 31 de dezembro de 2022. Paralelamente haverá uma atualização das tabelas salariais em 2,5%. Esta atualização prevê a fixação em 765 euros como valor mínimo de vencimento base. “Fruto da atualização, quer dos valores de vencimento base, quer das tabelas salariais, serão implementados aumentos mínimos para os trabalhadores que aufiram um vencimento base de até 1.997,60 euros”, detalha ainda a empresa. Além disso, o valor do subsídio de refeição será aumentado para 9,12 euros.

A revisão terá efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2023, sendo paga com o processamento salarial de abril.

Esta revisão anual subjacente ao Acordo de Empresa foi acordada com um conjunto alargado de estruturas representativas dos trabalhadores da empresa: Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Correios, Telecomunicações, Media e Serviços (SINDETELCO), Sindicato das Comunicações de Portugal (SICOMP), SNTCT SINCOR; SINQUADROS; FENTCOP; SICOMP; SINTTAV; SITIC; SICTEXX. Os CTT manifestam a sua satisfação pelo “ambiente positivo e de diálogo em que decorreram estas negociações” para a revisão salarial e felicitam as partes envolvidas pelo “espírito colaborativo com que se apresentaram”.

No que toca a planos de contratação para este ano, os CTT assumem o compromisso de contratar, até 31 de dezembro de 2023, 100 trabalhadores para o quadro permanente, dos quais 80 carteiros e 20 atendedores de loja.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT atualizam salários e sobem vencimento de entrada. Querem contratar 100 pessoas este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião