Marcelo antecipa previsão de crescimento do Banco de Portugal “a caminho de 2%”

  • Lusa
  • 24 Março 2023

O Banco de Portugal vai anunciar as previsões económicas para 2023, mas Marcelo furou o embargo e já revelou que o banco central antecipa um crescimento económico "a caminho dos 2%".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou que o Banco de Portugal vai rever a sua previsão de crescimento da economia portuguesa em 2023 para um valor “a caminho de 2%, 1,8%”, admitindo, mesmo, “que pode ultrapassar os 2%”. O chefe de Estado falava num hotel em Santo Domingo, num encontro com emigrantes portugueses e representantes de empresas nacionais com presença na República Dominicana, no fim de uma curta visita oficial a este país, antes da 28.ª Cimeira Ibero-Americana.

Na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que Portugal registou em 2022 “o mais alto crescimento na Europa, ao mesmo tempo com um défice que se descobre todos os dias que é mais baixo” e o “desemprego em números históricos, pouco mais do que o desemprego técnico“.

“Agora mesmo para 2023, em que já se sabia que [o crescimento] não ia ser igual, o Banco de Portugal vai rever, se não reviu entretanto enquanto estamos cá, as previsões para 2023 a caminho de 2%, 1,8%, mas admitindo — enfim, não o dizendo publicamente — que pode ultrapassar os 2% e subir, o que na Europa é difícil, subir a caminho dos 3% no final do ano”, acrescentou. A 16 de dezembro passado, recorde-se, o Banco de Portugal estimava um crescimento de 1,5% para a economia portuguesa em 2023.

Neste discurso, o Presidente da República apresentou Portugal como um “dos países da Europa e porventura no mundo dos melhores a enfrentar a pandemia” de covid-19. “Portanto, saímos bem da pandemia. Depois, enfrentámos bem os efeitos económicos da pandemia. Fomos um dos três primeiros países a apresentar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em Bruxelas. Trabalhámos, trabalhámos rapidamente”, disse.

Segundo o chefe de Estado, “com a guerra pelo meio e os efeitos da guerra” na Ucrânia, Portugal ultrapassou o ano de 2022 “aproveitando o balanço do final de 2021 que foi espetacular em termos económicos, turismo espetacular, investimento externo muito bom e exportações espetacular“.

“Aproveitámos esse balanço, que nos deu para o primeiro trimestre e o segundo trimestre de 2022, e a desaceleração do segundo semestre de 2022 não impediu um crescimento de 6,7%, o mais alto crescimento na Europa”, prosseguiu.

Quanto ao défice, Marcelo declarou que “vai ser inferior àquilo que se pensava, inferior a 1,7% ou 1,6%”. Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que “o turismo continua a subir”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo antecipa previsão de crescimento do Banco de Portugal “a caminho de 2%”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião