Alemanha entregou blindados Leopard a Kiev

  • Lusa
  • 27 Março 2023

Os últimos tanques deixaram a Alemanha no final da semana passada e foram já entregues à Ucrânia.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, indicou esta segunda-feira que a Alemanha entregou à Ucrânia tanques blindados Leopard. “Sim, entregámos tanques Leopard, como anunciado”, declarou Scholz numa conferência de imprensa em Roterdão, nos Países Baixos, confirmando uma informação publicada pela revista semanal Der Spiegel, segundo a qual 18 tanques Leopard 2 foram entregues a Kiev.

Segundo a revista, os “últimos tanques deixaram a Alemanha no final da semana passada e foram já entregues” à Ucrânia. Cerca de 40 veículos de combate de infantaria Marder foram igualmente entregues, acrescentou a Der Spiegel, precisando que o Governo de Olaf Scholz manteve “em segredo o itinerário” de entrega “por razões de segurança”.

Depois de ter sido pressionado por todos os lados para enviar Leopard 2 para a Ucrânia, o sucessor de Angela Merkel no executivo alemão deu no final de janeiro ‘luz verde’ para o envio de tanques pela Alemanha, tendo o envio sido anunciado por Berlim para “fim de março, início de abril”.

Soldados ucranianos receberam treino em bases alemãs para manejar tanques pesados de combate Leopard 2 do tipo 2A6. Os Governos alemão e neerlandês realizaram esta segunda uma sessão conjunta na cidade portuária de Roterdão, no enorme armazém do museu de arte Boijmans Van Beuningen. Scholz e o primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte, debateram o apoio militar à Ucrânia e a sua cooperação militar “única”, que chegou mesmo à fusão de determinadas unidades dos respetivos exércitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha entregou blindados Leopard a Kiev

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião