Avaliação bancária das casas cai para 1.478 euros/m2 em fevereiro

Depois de uma subida em janeiro, o valor da avaliação bancária na habitação voltou a cair no segundo mês do ano. Não descia desde outubro.

O valor a que os bancos avaliam as casas antes de concederem financiamento caiu 0,5% em fevereiro, para 1.478 euros por metro quadrado, segundo os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira. O valor mediano de avaliação bancária já não caía em cadeia desde outubro do ano passado.

A redução foi de sete euros face ao mês anterior. Já em “termos homólogos, a taxa de variação fixou-se em 12,5% (14,9% em janeiro de 2023)”, segundo indica o INE. O Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, o Alentejo Litoral e a Região Autónoma da Madeira continuam com valores superiores à mediana do país.

Fonte: INE

Entre as regiões do país, apenas o Alentejo registou um aumento no valor que os bancos atribuíram às casas antes de concederem financiamento (0,7%), enquanto o Centro teve a maior queda em fevereiro, face ao mês anterior (-1,1%).

Quanto aos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi 1.662 euros por metro quadrado, também uma descida face ao mês anterior (0,6%) mas uma subida homóloga (13,7%).

No caso das moradias, a avaliação dos bancos fixou-se nos 1.147 euros por metro quadrado em fevereiro de 2023, o que representa uma queda de 0,4% em cadeia e um acréscimo de 9,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. É no Algarve (2.091 euros por metro quadrado) e na Área Metropolitana de Lisboa (1.972 euros) que se encontram os valores mais elevados.

O INE revela ainda que o número de avaliações bancárias “voltou a diminuir, situando-se em cerca de 20 mil, o que representa uma redução de 29,2% face mesmo período do ano anterior”. O pico atingiu-se em maio e desde aí tem vindo a recuar.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária das casas cai para 1.478 euros/m2 em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião