Ermotti regressa ao UBS e Swiss Re procura presidente

  • Diana Rodrigues
  • 29 Março 2023

O veterano de investimentos Sergio Ermotti assume o cargo principal no UBS, na altura em que o banco suíço se prepara para integrar o rival Credit Suisse. Swiss Re em processo de seleção de novo CEO.

O gigante global de resseguros Swiss Re procura nova presidência, após o atual titular Sergio Ermotti ter aceite regressar ao grupo bancário e de gestão de ativos UBS como CEO do Grupo.

O velho e o novo chefe do UBS: Ralph Hamers (esquerda) e Sergio Ermotti na quarta-feira em Zurique. (Reuters)

Ermotti foi nomeado chefe executivo do grupo e presidente do conselho executivo do grupo UBS, com efeito a 5 de abril. Foi diretor executivo do UBS durante 9 anos, durante os quais conduziu o reposicionamento do banco de investimento na sequência da crise financeira global.

O Conselho de Administração da Swiss Re escolheu um curso de ação específico para conduzir a seleção e transição para novo líder. A fim de facilitar uma alteração ordenada na Swiss Re, Ermotti ainda concorrerá à reeleição na sua AGO em 12 de abril, pretendendo renunciar de seguida, e após um curto período de transferência.

O conselho da Swiss Re nomeou Jacques de Vaucleroy como novo vice-presidente e diretor independente principal, sujeito à sua reeleição como membro do conselho pelos acionistas, a partir da AGM.

O Conselho de Administração da Swiss Re iniciará a identificação de um sucessor imediatamente, enquanto de Vaucleroy presidirá o Conselho de Administração interinamente até que um novo Presidente seja eleito.

Sergio Ermotti comentou, em declarações à publicação espacializada Reinsurance News: “em resposta a essas circunstâncias extraordinárias, garantiremos os mais altos padrões de boa governança, bem como estabilidade e continuidade na gestão dessa transição. Estou convencido de que os procedimentos agora propostos são do melhor interesse dos acionistas e estou confiante de que a transição, sob a liderança de Jacques de Vaucleroy, será bem conduzida. A Swiss Re tem objetivos estratégicos muito claros e está bem posicionada para cumprir todas as suas metas.”

Renato Fassbind, atual vice-presidente Swiss Re, disse: “em nome do conselho de administração, gostaria de agradecer a Sergio pelas contribuições significativas para a Swiss Re e sua liderança dedicada como presidente nos últimos dois anos. Somos gratos pelo seu apoio contínuo durante o período de transição e desejamos tudo de bom para os novos desafios e oportunidades que virão”.

Em comentários sobre o regresso ao UBS, Ermotti acrescentou: “estou honrado em ser convidado para liderar este banco num momento tão importante para todos os acionistas e para a Suíça. A tarefa em mãos é urgente e desafiadora. Para fazê-lo de forma sustentável e bem-sucedida, e no interesse de todas as partes interessadas envolvidas, precisamos avaliar de forma cuidadosa e sistemática todas as opções. Estou ciente da incerteza que muitos sentem e prometo que, juntamente com meus colegas, toda a nossa atenção estará voltada para a entrega do melhor resultado possível para clientes, funcionários, acionistas e governo suíço”.

O regresso ao UBS

Ergio Ermotti regressa ao banco suíço UBS como CEO. O conselho de administração tomou a decisão à luz dos novos desafios e prioridades que o UBS enfrenta após a anunciada aquisição do Credit Suisse, de acordo com declarações do UBS nesta quarta-feira. O diretor executivo (CEO) Ralph Hamers permanecerá no banco e assessorará Ermotti durante um período de transição.

A agência Reuters escreve que “o trader que se tornou um solucionador de problemas corporativos enfrenta o difícil desafio de demitir milhares de funcionários, cortar o banco de investimentos do Credit Suisse e assegurar aos abastados do mundo que o UBS continua sendo um porto seguro para seu dinheiro”.

“Sentimos que esta seria uma aposta melhor”, disse o presidente do UBS, Colm Kelleher, sobre a decisão de substituir o atual CEO, Ralph Hamers, após menos de três anos no cargo.

Kelleher disse que trouxe Ermotti de volta porque estava bem equipado para enfrentar o maior negócio financeiro desde a crise bancária global, mais de uma década atrás.

Esta não é uma solução suíça“, disse ele à Reuters, tentando minimizar qualquer papel da nacionalidade de Ermotti na obtenção do lugar e, em vez disso, enfatizou que seu foco estava nos grandes riscos de fazer a fusão funcionar para o UBS.

O diário alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung (F.A.Z.) publicou que a decisão de trazer Sergio Ermotti de volta à chefia do UBS é acertada.

Sergio Ermotti começou como aprendiz de banco aos 15 anos, e chegou ao topo do UBS suíço. Durante nove anos, liderou a maior gestora de ativos do mundo.

Em seu último ano como CEO do UBS, Ermotti ganhou um recorde de 13,3 milhões de francos (12 milhões de euros), contra 12,5 milhões de francos no ano anterior.

A fusão dos principais bancos suíços UBS e Credit Suisse é complexa e politicamente explosiva. A volta de Sergio Ermotti ao comando do UBS é, portanto, uma boa decisão, escreve o F.A.Z..

O alemão Tagesschau aponta que “a notícia foi recebida positivamente na bolsa de valores: ao meio-dia, as ações haviam subido cerca de 2%”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ermotti regressa ao UBS e Swiss Re procura presidente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião