Banca lucrou mais de 3,1 mil milhões em 2022

Sistema bancário português atingiu a rentabilidade de quase 9% no ano passado, a taxa mais elevada desde pelo menos 2010. O rácio de malparado caiu para 3%.

O conjunto dos bancos portugueses teve lucros de mais de 3,1 mil milhões de euros em 2022, um aumento de 58% em relação ao ano transato, permitindo atingir uma rentabilidade de capitais próprios (ROE) de 8,8%, a taxa mais elevada desde 2010, pelo menos.

“A evolução da rendibilidade refletiu o aumento da margem financeira e a diminuição das provisões e imparidades”, adianta o Banco de Portugal no retrato da banca nacional no quarto trimestre de 2022.

ROE atinge valor mais alto em 12 anos

Fonte: Banco de Portugal

O rácio de crédito malparado (non perfoming loans) baixou para um mínimo histórico de 3%, menos 0,7 pontos percentuais em relação a dezembro de 2021. Traduzido em euros, os empréstimos não produtivos totalizavam os 9,86 mil milhões de euros no final do ano passado, uma queda de mil milhões em termos homólogos. Em termos líquidos de imparidades, o rácio de NPL era de apenas 1,3%, menos 0,4 pontos percentuais face ao final de 2021.

Quanto aos rácios de solvabilidade, os bancos portugueses viram o rácio de fundos próprios principais de nível 1 estabilizaram acima dos 15%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca lucrou mais de 3,1 mil milhões em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião