Turismo voltou a crescer em fevereiro, mas Algarve ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 31 Março 2023

Tal como os Açores, a região do Algarve continua a registar dormidas abaixo dos níveis pré-pandemia. Fevereiro teve um crescimento homólogo de mais de 50% nas dormidas de turistas estrangeiros.

O setor do alojamento turístico continuou a crescer em fevereiro face ao mesmo mês do ano anterior, registando-se 1,7 milhões de hóspedes (um crescimento de 33%) e quatro milhões de dormidas (um aumento de 38,5%). Estes números superam também os níveis pré-pandemia (4,3% e 5,9%, respetivamente).

De acordo com a estimativa rápida da Atividade Turística relativa a fevereiro, divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os turistas estrangeiros destacaram-se nas dormidas, ao totalizarem 2,7 milhões no segundo mês de 2023, mais 51% em termos homólogos (+6,5% face a fevereiro de 2020). O mercado interno contribuiu, por sua vez, com 1,4 milhões de dormidas, um crescimento de 19% face a fevereiro de 2022 e de 4,9% face a fevereiro de 2020.

Se se tiver em conta os dois primeiros meses do ano, as dormidas aumentaram 52,9% em relação aos dois primeiros meses de 2022: entre os residentes, a subida foi de 27,2%, enquanto nos não residentes disparou 70,6%. Comparando com o mesmo período de 2020, ainda antes da pandemia, as dormidas cresceram 6,1% (+7,0% nos residentes e +5,6% nos não residentes).

Resultados gerais do setor de alojamento turístico

Fonte: INE

Embora se tenha observado um aumento homólogo das dormidas em todas as regiões do país, quer o Algarve, quer os Açores registaram um decréscimo de 6,8% nas dormidas quando se compara com o mesmo período antes da pandemia.

Dormidas em AL aumentaram mais de 20% face ao pré-pandemia

Os estabelecimentos mais procurados pelos turistas em fevereiro continuaram a ser os do setor hoteleiro (hotéis, aparthotéis, pousadas e quintas da Madeira, apartamentos turísticos e aldeamentos turísticos), com as dormidas nesta categoria a aumentarem 39,9% face a fevereiro de 2022 (e 2,5% face ao mesmo mês de 2020).

Já as dormidas em Alojamento Local, apesar de se manter como a segunda categoria mais procurada — crescimento homólogo de 34,5% –, dispararam 23,8% quando comparado com o período pré-pandémico.

A procura por turismo no espaço rural e de habitação aumentou 21,5% em relação a fevereiro do ano passado e, face ao mesmo mês de 2020, cresceu 36%.

Turistas do Reino Unido superam níveis de 2020

Segundo o gabinete estatístico, as dormidas de turistas dos 17 principais mercados emissores aumentaram em fevereiro, representando 86,1% das dormidas de não residentes.

Face a fevereiro de 2020, as dormidas de residentes no Reino Unido (16,9% do total das dormidas de não residentes em fevereiro) tiveram uma subida ligeira de 2,2%, enquanto os mercados alemão (quota de 11,3%) e espanhol (quota de 10,2%) caíram 4,9 e 2,6%, respetivamente.

Ainda comparando com o período pré-pandemia, evidenciaram-se os crescimentos dos mercados polaco (+58,9%), norte-americano (+49,6%), irlandês (+32,8%), italiano (+25,2%) e suíço (+21,9%). Os maiores decréscimos observaram-se nas dormidas de hóspedes suecos (-28,5%), dinamarqueses (-11%) e brasileiros (-7,6%).

(Notícia atualizada pela última vez às 12h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo voltou a crescer em fevereiro, mas Algarve ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião