5 coisas que vão marcar o dia

Deputados deverão aprovar, em votação final global, a proposta de lei relativa à isenção do IVA num cabaz de produtos alimentares, enquanto o BdP vai atualizar o indicador de atividade económica.

Os deputados deverão aprovar, em votação final global, a proposta de lei relativa à isenção do IVA num cabaz de produtos alimentares. No plano económico, o Banco de Portugal atualiza o indicador diário de atividade económica. Esta quinta-feira, há greve nos comboios. Lá fora, está previsto um discurso da diretora-geral do FMI.

Votação final da proposta IVA Zero

Os deputados com assento parlamentar vão votar a proposta de lei relativa à isenção do IVA num cabaz de produtos alimentares. Na terça-feira, os deputados aprovaram várias alterações à proposta inicial, afinando algumas das tipologias de produtos abrangidas e incluindo, por exemplo, as bebidas vegetais. Medida entra em vigor a 18 de abril e termina a 31 de outubro e deverá ser aprovada à luz da maioria absoluta do PS.

Banco de Portugal diz como vai a economia

O Banco de Portugal (BdP) vai revelar os dados relativos ao indicador de atividade económica, referentes à última semana de março. Esta semana, Mário Centeno defendeu que os juros dos depósitos bancários tiveram uma “evolução positiva” nos últimos meses, mas avisou que o aumento das remunerações das poupanças dos depositantes tem sido lento e que aquilo que os bancos fizeram até agora “ainda é insuficiente”.

INE divulga dados sobre a Saúde

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vai divulgar esta quinta-feira dados sobre o setor da Saúde. As estatísticas são divulgadas no dia anterior ao dia Mundial da Saúde, dado que este ano acontece na sexta-feira santa, numa altura em que a suborçamentação crónica do setor, a falta de recursos humanos, os problemas nas urgências de ginecologia obstetrícia ou de pediatria, e o descontentamento dos profissionais, que pedem melhores condições de trabalho e salários, têm vindo a ecoar.

Comboios em greve

Esta quinta-feira prossegue a greve de trabalhadores da IP e da CP – Comboios de Portugal, sendo que paralisação prevista para esta quinta-feira é de 24 horas. A greve afeta também a Fertagus porque a empresa que opera o comboio da ponte 25 de Abril entre Roma-Areeiro e Setúbal depende dos serviços da IP, gestora da rede ferroviária nacional. No que toca aos comboios da CP, a empresa prevê que as perturbações na circulação de comboios tenham “especial impacto” hoje, quinta-feira antes da Páscoa, que costuma ser precisamente um dos dias de maior movimento nas estações. Ainda assim, estão assegurados serviços mínimos em ambas as empresas, sendo que estes garantem apenas 30% das viagens previstas.

Diretora-geral do FMI discursa

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) faz o discurso de antevisão das reuniões de primavera do FMI/Banco Mundial, que vai decorrer entre 10 a 16 de abril. O encontro é realizado em parceria com o Político, sendo esperado que Kristalina Georgieva apresente uma visão geral sobre as perspetivas para a economia global e aborde as prioridades políticas para os próximos meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião