Combustíveis vão subir na próxima semana. Gasóleo fica um cêntimo mais caro e gasolina 1,5 cêntimos

Na próxima semana, quando abastecer o carro, deverá pagar 1,504 euros por litro de gasóleo simples e 1,708 euros por litro de gasolina simples 95.

Quando terminar o período pascal aproveite para atestar o depósito, porque a nova semana vai trazer aumentos dos preços dos combustíveis. O gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, vai subir um cêntimo e a gasolina vai subir 1,5 cêntimos, avançou ao ECO fonte do mercado.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deveria passar a pagar 1,504 euros por litro de gasóleo simples e 1,708 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). No caso da gasolina, é preciso recuar a 30 de janeiro para encontrar preços mais elevados.

No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis. Até 17 de abril, o Governo decidiu manter os apoios que já estavam e vigor. Em março, o efeito do mecanismo de compensação aplicado ditou uma redução do desconto no ISP de 1,9 cêntimos no gasóleo e de 0,9 cêntimos na gasolina, face a fevereiro.

Este agravamento dos preços dos combustíveis surge depois de uma descida de 1,3 cêntimos no gasóleo e uma subia de 2,6 cêntimos na gasolina. Na próxima semana, acabará o comportamento desfasado destes tipos de combustíveis que já se verificava há duas semanas consecutivas.

Os preços do crude sobem ligeiramente esta quinta-feira — 0,05% para os 85,02 dólares por barril — caminhando para a terceira semana de ganhos tendo em conta que a OPEP+ vai cortar a produção e a queda dos stocks nos Estados Unidos. O brent ganhou mais de 6% esta semana depois da decisão dos principais países exportadores de ouro negro terem surpreendido os mercados, no domingo, ao anunciar um corte. Esta quinta-feira, os ganhos não são mais significativos porque o abrandamento acima do esperado do setor dos serviços em março e a queda das ofertas no mercado de trabalho em fevereiro – para o nível mais baixo em quase dois anos — estão a alimentar receios de um abrandamento da economia norte-americana.

Evolução do preço do Brent em Londres

(Notícia atualizada pela última vez às 12h48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis vão subir na próxima semana. Gasóleo fica um cêntimo mais caro e gasolina 1,5 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião