5 coisas que vão marcar o dia
O INE passa a "pente fino" os dados relativos bem como as estatísticas relativas à construção e habitação. É a data limite para os candidatos à compra da Efacec apresentarem as suas propostas.
O Instituto Nacional de Estatística dá a conhecer os dados do comércio internacional, bem como as estatísticas relativas à construção e habitação. É a data limite para os candidatos à compra da Efacec apresentarem as suas propostas melhoradas. As bolsas europeias estão encerradas na sequência dos feriados da Páscoa.
Como evolui o comércio internacional?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta segunda-feira os dados relativos ao comércio internacional referentes ao mês de fevereiro. Em janeiro, as exportações de bens cresceram 14,5% em janeiro, face ao mesmo mês do ano passado. Já as importações aumentaram 10,3%, face a janeiro de 2021. Foi o terceiro mês consecutivo em que as exportações aumentaram mais do que as importações.
INE mede o “pulso” à construção e habitação
Esta segunda-feira, o INE dá ainda a conhecer os dados relativos ao índice de custos de construção de habitação nova referentes ao mês de fevereiro. Em janeiro, os custos de construção de habitação nova aceleraram, com o respetivo índice a registar um crescimento homólogo de 11,2%, mais 0,3 pontos percentuais do que no mês anterior (10,9%).
Termina prazo para apresentar propostas para a Efacec
Esta segunda-feira é a data limite para os candidatos à compra da Efacec apresentarem as suas propostas melhoradas. No início de março, o Conselho de Ministros decidiu passar os cinco candidatos que tinham apresentado propostas para a reprivatização de 71,73% da Efacec à fase seguinte, na qual eram convidados a apresentar propostas vinculativas e melhoras. Ou seja, Mota-Engil, Oaktree Capital Management, Oxy Capital; consórcio Visabeira/Sodécia e Mutuares Iberia, tal como ECO tinha avançado em primeira mão.
Combustíveis voltam a subir
Os combustíveis vão subir ligeiramente esta semana. O preço do gasóleo vai subir um cêntimo por litro e a gasolina deverá ficar 1,5 cêntimos mais cara, apurou o ECO junto de uma fonte do setor. Contas feitas, deverá passar a pagar 1,504 litros por litro de gasóleo simples e 1,708 por litro de gasolina, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas na semana passada, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Bolsas europeias fechadas
As praças europeias, incluindo a bolsa de Lisboa, vão estar encerradas esta segunda-feira, na sequência dos feriados da Páscoa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}