Agência Internacional de Energia prevê aumento “acentuado” da procura de petróleo em 2023

A AIE prevê que a procura média anual abrande para 2 milhões barris por dia mas, mesmo assim, deverá atingir um recorde de 102 milhões barris por dia.

Após uma contração de 80 mil barris por dia no último trimestre de 2022, o crescimento da procura mundial de petróleo deverá “acelerar acentuadamente” ao longo de 2023.

Segundo as previsões da Agência Internacional de Energia (AIE), divulgadas esta terça-feira, a procura mundial deverá saltar dos 710 mil barris por dia, registados no primeiro semestre deste ano, para 2,6 milhões barris por dia no final de 2023.

A entidade prevê que o crescimento médio anual abrande de 2,3 milhões barris por dia, em 2022, para 2 milhões barris por dia este ano. Mas, mesmo assim, a procura global de petróleo deverá atingir um recorde de 102 milhões barris por dia, graças à “retoma do tráfego aéreo e à libertação da procura chinesa”, lê-se no documento divulgado.

“Esperamos que os países não pertencentes à OPEP [Organização dos Países Exportadores de Petróleo] impulsionem o crescimento global da produção de 1,6 milhões de barris este ano, o suficiente para satisfazer a procura do primeiro semestre de 2023, mas ficando aquém das expectativas na segunda metade, uma vez que as tendências sazonais e a recuperação da China deverão impulsionar a procura para níveis recorde“, indicam as previsões.

Da parte da Rússia, um dos maiores produtores de ouro “negro” do mundo, as exportações caíram 500 mil barris para 7,5 milhões de barris em fevereiro, uma queda provocada pela entrada em vigor do embargo da União Europeia (UE) aos produtos petrolíferos refinados. “No último ano, 4,5 milhões de barris de petróleo russo anteriormente destinados à UE, América do Norte, [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico] e a Oceânia Asiática teve de encontrar saídas alternativas”, indicam as previsões da AIE.

Já as importações de petróleo para o bloco europeu recuaram para 600 mil barris por dia em fevereiro, em comparação com mais de 4 mil barris por dia, registados no início de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agência Internacional de Energia prevê aumento “acentuado” da procura de petróleo em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião