Mão cheia de empresas cria “tradutor” para novos comboios circularem em Portugal

Consórcio com empresas de Portugal e da Europa vai desenvolver um sistema STM para que novos comboios equipados com o sistema europeu posam circular em linhas com o português Convel.

Cinco empresas portuguesas e europeias vão criar um “tradutor” para que os novos comboios da CP e da Medway possam circular nas linhas ferroviárias nacionais. Critical Software, Medway, Thales, Stadler e Alpha Trains são os elementos do consórcio que vai desenvolver esta solução, segundo anúncio feito nesta quinta-feira.

Todos os novos comboios que vão chegar a Portugal estão equipados com o sistema de segurança europeu ETCS. No entanto, o sistema instalado nas linhas de comboio em Portugal é o Convel, desenvolvido na década de 1990. Sem “tradutor”, os novos comboios não iriam conseguir ler os sinais transmitidos pelas balizas do Convel instaladas em mais de 1.500 dos 2.562 quilómetros da rede ferroviária nacional.

O sistema STM Convel, um módulo de transmissão específico, será o “tradutor” que permitirá a comboios com sistema ETCS interpretar os sinais das linhas com Convel sem problemas. Os suíços da Stadler vão fornecer os 22 novos comboios regionais da CP – com chegada prevista a partir de outubro de 2025 – e 16 novas locomotivas para a Medway.

“O STM externo é uma solução adaptativa a qualquer fornecedor ETCS. A sua implementação contribui para a correta migração do sistema, bem como permite uma maior abertura do mercado de sinalização em Portugal, uma vez que as futuras atualizações do ETCS não afetarão o STM instalado e vice-versa, simplificando substancialmente a validação ou certificação do sistema”, refere o comunicado conjunto do consórcio.

Quando as linhas ferroviárias nacionais também adotarem o sistema ETCS, os comboios mais antigos também poderão beneficiar deste “tradutor” desenvolvido em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mão cheia de empresas cria “tradutor” para novos comboios circularem em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião