Voltam a soar os alarmes com possível resgate de mais um banco nos EUA

  • ECO
  • 28 Abril 2023

Depois do Silicon Valley e do Signature Bank, o First Republic Bank poderá ser o próximo banco norte-americano a ser resgatado pelas autoridades norte-americanas.

O setor financeiro norte-americano está novamente em alerta máximo. Depois das quedas do Silicon Valley Bank e do Signature Bank em março, agora as atenções viram-se para o First Republic Bank.

Esta sexta-feira, as ações deste banco sediado em São Francisco com ativos de mais de 200 mil milhões de euros no final do ano passado estão novamente em queda livre, desvalorizando mais de 40%, com quase um terço as ações a serem alvo de vendas a descoberto (short selling).

A pressionar os títulos do First Republic Bank está a possibilidade de o banco ser salvo pelas autoridades norte-americanas, após, aparentemente, ter falhado a possibilidade de o banco ser resgatado por outras instituições privadas, de acordo com três fontes familiarizadas com a situação citadas pela Reuters.

A Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), o Departamento do Tesouro e a Reserva Federal estão entre os organismos governamentais que, nos últimos dias, se reuniram com instituições financeiras para encontrar uma solução para o First Republic Bank, que desde há algum tempo continua a enfrentar sérias dificuldades.

No início desta semana, o First Republic afirmou que, só no primeiro trimestre deste ano, o volume dos seus depósitos caiu mais de 100 mil milhões de dólares. “O potencial pior cenário decorrente do colapso do Silicon Valley Bank parece ter sido evitado”, disse Mark Haefele, diretor de investimentos da UBS Global Wealth Management, numa nota enviada aos clientes do banco.

No entanto, Mark Haefele refere que “mas os problemas no First Republic Bank são um lembrete de que outros problemas continuam possíveis”.

A situação não é propriamente nova para este banco de São Francisco. O First Republic esteve no epicentro da crise bancária regional dos EUA em março, após os seus clientes terem começado a levantar as suas poupanças e terem deixado o banco numa situação complicada.

Desde o início do ano, as ações do First Republic Bank acumulam uma desvalorização de quase 97%, tornando-se na lanterna vermelha do principal índice acionista norte-americano, o S&P 500.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Voltam a soar os alarmes com possível resgate de mais um banco nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião