Acionistas da Galp aprovam distribuição de 425,06 milhões em dividendos
Assembleia-geral da Galp aprovou a distribuição de dividendos no montante de 26 cêntimos por ação. Valor total dos dividendos a serem distribuídos é equivalente a 425,06 milhões de euros.
Os acionistas da Galp Energia aprovaram, no âmbito da assembleia geral anual, a distribuição de dividendos no montante de 26 cêntimos por ação, valor esse que, adicionado aos 26 cêntimos que já foram distribuídos a título de adiantamento em setembro passado, ascende assim a 52 cêntimos por ação.
De acordo com o comunicado divulgado esta quarta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a proposta, que foi aprovada por unanimidade, indica que o valor total dos dividendos a serem distribuídos é equivalente a 425,06 milhões de euros.
Deste montante, 30,2 milhões serão entregues à Parpública, que gere as participações financeiras do Estado e detém 7% do capital social da Galp (correspondente a 58.079.514 ações), de acordo com os cálculos do ECO.
“O conselho de administração propõe, nos termos legais, que seja distribuído aos acionistas sob a forma de dividendos o montante de 0,26 euros por ação em circulação, que adicionando aos 0,26 euros ação já pago a titulo de adiantamento de lucros do exercício de 2022, totaliza um dividendo total a distribuir aos acionistas de 0,52 euros por ação”, lê-se na nota referente à assembleia geral da petrolífera que decorreu esta tarde.
“O valor remanescente do lucro líquido do ano deverá ser transferido para resultados acumulados”, sublinha a petrolífera nacional.
A petrolífera fechou o ano de 2022 com um resultado líquido de 881 milhões de euros, o maior da sua história e um crescimento de 93% face ao ano anterior. Observando só o desempenho do quarto trimestre, os lucros da Galp cresceram 143% em termos homólogos, para 273 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acionistas da Galp aprovam distribuição de 425,06 milhões em dividendos
{{ noCommentsLabel }}