Hoje nas notícias: ex-adjunto, leilões e vacinas Covid

  • ECO
  • 8 Maio 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Onze dias depois de ter sido demitido por telefone, o despacho de exoneração do adjunto do ministro das Infraestruturas, Frederico Pinheiro, ainda está por publicar em Diário da República. Sem esta publicação o processo está por formalizar. Depois de ter sido declarada o fim da pandemia, foram deitadas ao lixo 3,5 milhões de vacinas Covid. Conheça estas e outras notícias que marcam os jornais nacionais desta segunda-feira.

Exoneração de Frederico Pinheiro ainda está por formalizar

A demissão do adjunto do ministro das Infraestruturas, Frederico Pinheiro, ainda está por formalizar. Apesar de ter sido demitido do cargo por telefone a 26 de abril, há já 11 dias, a exoneração ainda não foi publicada em Diário da República. A inexistência deste documento faz com que, oficialmente, a 26 de abril, noite em que procurou recolher no ministério o computador de serviço que lhe estava atribuído, o ex-adjunto se encontrasse ainda em funções.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Cerca de oito mil imóveis foram a leilão em 2022

Em 2022, foram a leilão 7.945 imóveis no âmbito de processos de execução de dívidas. O número corresponde a quase 60% do total de 13.372 bens penhorados que foram publicitados em 2022 no portal eletrónico e-leilões gerido pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE). A principal razão que conduz à venda em leilão eletrónico prende-se com o incumprimento das obrigações bancárias. Além de imóveis, foram ainda leiloados direitos, mobiliário, equipamentos e veículos e o ativo mais caro colocado em licitação no ano passado foi um hotel de cinco estrelas, por um valor de 16 milhões de euros.

Leia a notícia completa em Diário de Notícias (acesso livre)

Portugal deitou ao lixo 3,5 milhões de vacinas contra a Covid-19

Até ao final do ano passado, foram destruídas “aproximadamente 3,5 milhões de doses” de vacinas contra a Covid-19 em Portugal, que foram adquiridas através do processo de compra centralizada conduzido pela Comissão Europeia, revela o Ministério da Saúde. Corresponde a “uma taxa de inutilização de 8,5%”, contabiliza, sublinhando que representa, mesmo assim, uma das “menores taxas de inutilização a nível europeu”, graças à “conjugação da grande adesão dos portugueses à vacinação” e “uma eficaz e responsável gestão do aprovisionamento”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Guerra põe silo da Trafaria no limite da sua capacidade

Há navios no Tejo à espera para poderem entregar cereais destinados essencialmente para alimentação animal, visto que o silo da Trafaria, operado pela Silopor, está com “a capacidade nominal quase no limite”, segundo o presidente da comissão liquidatária que gere a empresa pública desde 2000. Abel Vinagre justifica o tráfego a níveis sem precedentes com a guerra na Ucrânia, alertando que, devido às dimensões dos navios, não há outro porto capaz de servir de alternativa.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Apoio ao gás em bilha pouco utilizado

O programa Bilha Solidária, que dá um apoio mensal de dez euros por bilha aos consumidores domésticos beneficiários de tarifa social de energia elétrica ou de prestações sociais mínimas, ainda só gastou 5% da verba disponibilizada para a terceira fase. Desde fevereiro, quando arrancou a terceira fase, as freguesias aderentes pagaram apoios no montante total de 129.990 euros, de acordo com dados do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e da Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: ex-adjunto, leilões e vacinas Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião