“A literacia financeira é hoje uma componente básica que tem de ser adquirida na escola”, defende Vítor Bento

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos sublinha o papel das escolas na promoção da literacia nacional, mas também salienta a importância de haver um apoio aos seniores.

Os bancos são um dos agentes mais interessados no aumento da literacia financeira da população, dado o elevado nível de bancarização da sociedade.

“A literacia financeira é desde logo importante para facilitar a comunicação e o entendimento entre bancos e clientes”, referiu Vítor Bento, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), esta quarta-feira na apresentação da “Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal”.

No decorrer da sua intervenção, Vítor Bento destacou também a importância da promoção de ações que visem a digitalização por forma a que “os clientes [bancários] sejam capacitados no duplo sentido: saberem fazer as coisas bem e em segurança.”

Por todas esta situações, o presidente da APB defende que “a literacia financeira é uma composição básica que tem de ser adquirida na escola”. Vítor Bento sublinha que, atualmente, “não é suficiente saber ler e fazer contas”, dado que “hoje, o dinheiro está muito mais desmaterializado e as próprias componentes financeiras são muito mais sofisticadas.”

Distinguindo na forma de promover a literacia financeira digital tanto a jovens como à população mais idosa, Vítor Bento destaque que a abordagem tem de ser distinta, dadas as diferenças dos dois perfis.

“Se nos seniores a principal dificuldade é a digitalização”, nos mais jovens, apesar de serem muito capacitados “podem ter menos sensibilidade na componente de segurança.”

Vítor Bento destaca, por exemplo, que “do pontos de vista da segurança não há nada de novo face ao passado, mas refere que “tal como a natureza se adapta pela evolução, também as formas de malícia se vão adaptando pela evolução.”

Essa realidade é vista, segundo o presidente da APB, cada vez mais digitalmente que contribui para uma “massificação mais rápida” das fraudes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“A literacia financeira é hoje uma componente básica que tem de ser adquirida na escola”, defende Vítor Bento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião