Onde aplicar os lucros da Anacom? “Por favor não metam na TAP”, diz Miguel Almeida

Perante o ministro das Infraestruturas, João Galamba, o presidente executivo da Nos, Miguel Almeida, pediu que os lucros da Anacom em 2022 não sejam aplicados na TAP.

O presidente executivo da Nos protagonizou esta quarta-feira um momento insólito no debate anual dos líderes das operadoras de telecomunicações. Questionado sobre onde aplicar o resultado líquido recorde da Anacom em 2022 – e com o ministro das Infraestruturas, João Galamba, na sala –, Miguel Almeida atirou: “Por favor, não metam na TAP.”

Minutos antes desta declaração, o ministro João Galamba tinha entrado de rompante no auditório da Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa, fugindo de um grupo de jornalistas – a quem disse ter “imensas condições para continuar” em funções – e sentando-se na primeira fila. Uma situação que agitou a plateia o suficiente para interromper momentaneamente o debate.

O ministro escolheu o congresso anual da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) para a primeira intervenção pública desde que pediu a demissão. Pedido esse que não foi aceite pelo primeiro-ministro, António Costa, e que gerou um conflito institucional com o Presidente da República. Galamba aproveitou a intervenção para criticar a atuação da Anacom, o regulador das comunicações, nomeadamente quando este assume funções administrativas.

Como o ECO noticiou no final de abril, a Anacom, o regulador das comunicações, fechou o ano passado com um resultado líquido recorde de quase 50 milhões de euros. O aumento está relacionado, sobretudo, com a subida das receitas com taxas pagas pelas operadoras de telecomunicações. A esmagadora maioria deste dinheiro deverá ser entregue aos cofres do Estado.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Onde aplicar os lucros da Anacom? “Por favor não metam na TAP”, diz Miguel Almeida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião